sábado, 20 de dezembro de 2014

A Alegria da Vitória na Provação



“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que O amam.” Tiago 1:12.

Tiago diz que os que são tentados, ou provados, são bem-aventurados, felizes. Isto não quer que o cristão é um masoquista que tem prazer e alegria no sofrimento. O que ele quer dizer é que o cristão que passa incólume pela experiência das provas e tentações, sendo um vitorioso, tem a sua fé robustecida e revitalizada. É a experiência da vitória e não da tentação que lhe traz alegria e bem-estar.

Uma ilustração muito apropriada é a alegria que nos traz o brilho fulgurante do sol após uma terrível tempestade. As nuvens escureceram o céu, os ventos sopraram, os trovões soaram forte, os ameaçadores raios cruzaram o céu, a chuva foi torrencial; mas, depois de tudo isso, voltaram a calma e a paz. O brilho do sol trouxe de volta a segurança, o bem-estar e a alegria.

Há um detalhe curioso que Tiago apresenta no verso 14: “Cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.”

O tentador faz tudo para nos induzir a tentação exatamente através dos pontos fracos e vulneráveis que temos. Ele nos induz à tentação  através daquilo que nos atrai, ou seja, de acordo com a preferência de cada um. O tentador prepara pratos especiais conforme o gosto da pessoa que é o alvo da tentação. E como ele diversifica o seu cardápio! Para uma pessoa é a vaidade; para outra é o sensualismo, para outra são os bens ou o dinheiro. Então a lista pode ser acrescida de coisas como orgulho, os esportes apaixonantes, os jogos de azar, as bebidas alcoólicas, as drogas; e a lista poderia  ser estendida muito mais ainda.

Como nos alegra o coração a certeza que nos advém do apóstolo Paulo, quando, referindo-se à união íntima de que devemos manter com Cristo, ele diz em Romanos 8:23:35 e 37: “ Quem nos separará do amor de Cristo?  Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?” E , então, Paulo nos dá a fórmula da vitória: “ Em todas estas coisas, porém, somos mais do que vencedores, por meio dAquele que nos amou.”


Sozinhos não temos condições para enfrentar as provações, mas com Jesus temos forças para suportá-las e vencê-las. Essa é a nossa alegria!


Assista o Clipe abaixo; Música cantada pelo Quarteto Arautos do Rei


Nenhum comentário:

Postar um comentário