quarta-feira, 16 de abril de 2014

No Getsêmani - Parte 2



Durante uma hora Cristo suportou sozinho aquela terrível angústia. Então foi até os discípulos , ansioso por receber uma palavra de simpatia. Mas nenhuma simpatia se manifestou pois eles estavam dormindo. Despertaram ao som de Sua voz, mas quase não O reconheceram pois a aflição havia alterado a expressão de Seu rosto. Dirigindo-Se a Pedro, perguntou: "Simão, tu dormes? Não pudeste vigiar nem uma hora?" Marcos 14:37. 

    Pouco antes de irem ao jardim, Cristo disse aos discípulos: "Todos vós vos escandalizareis." Marcos 14:27. Eles então Lhe asseguraram com veemência que iriam com Jesus à prisão e à morte. E o pobre e auto-suficiente Pedro, cheio de confiança, acrescentou: "Ainda que todos se escandalizem, eu, jamais!" Marcos 14:29. 

    Mas os discípulos confiavam em si mesmos. Não olharam para o poderoso Ajudador como Cristo lhes aconselhara a fazer; e quando Ele se encontrava na hora de maior necessidade, precisando de sua simpatia e orações, eles dormiram. Até Pedro dormia. 

    E João, o discípulo amado que costumava se reclinar no peito de Jesus, também dormia. Seguramente a afeição que João sentia pelo Mestre deveria mantê-lo acordado. Suas orações mais fervorosas deveriam ter-se unido às do Mestre naquele momento de extrema aflição. O Redentor passara noites inteiras orando por Seus discípulos para que sua fé não vacilasse na hora da provação. Mas eles não puderam vigiar pelo Mestre uma hora sequer. 

    Se Jesus tivesse agora perguntado a Tiago e a João: "Podeis vós beber o cálice que Eu bebo ou receber o batismo com que Eu sou batizado?" (Marcos 10:38) eles não teriam respondido tão prontamente: "Sim, podemos." 

    O coração do Salvador encheu-se de compaixão e simpatia diante da fraqueza de Seus discípulos. Temia que eles não suportassem a prova que Seu sofrimento e morte lhes traria. 

    Ele, entretanto, não os reprovou por causa de suas fraquezas. Pensou nas provas que teriam diante de si e disse: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação." Com bondade, desculpou-lhes a falta cometida para com Ele, dizendo: "O espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." Mat. 26:41. Que exemplo de ternura e piedoso amor o Salvador nos deu! 

    Outra vez uma angústia insuportável apossou-se dEle. Exausto e no limite de Suas forças, cambaleou de volta ao local onde antes havia orado e suplicou ao Céu: 
    "Meu Pai, se não é possível passar de Mim este cálice sem que Eu o beba, faça-se a Tua vontade." Matheus 26:42. 

    A agonia provocada por essa oração, fez com que gotas de sangue fluíssem de Seus poros. Outra vez buscou os discípulos, desejando encontrar conforto e simpatia, e novamente achou-os dormindo. A presença do Mestre despertou-os e quando olharam Seu rosto, sentiram medo, pois viram nele manchas de sangue. Não compreendiam a extensão da angústia mental que Sua face expressava. 


Assista o clipe: Getsêmani de Leonardo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário