domingo, 6 de abril de 2014

8 - O Dilúvio - Parte 2


Construindo a Arca 


    Deus deu a Noé as dimensões exatas da arca, e instruções explícitas com relação à sua construção em todos os pormenores. Em muitos sentidos ela não foi feita como um navio, mas preparada como uma casa; a base era como um casco que pudesse flutuar sobre a água. Não existiam janelas nos lados da arca. Tinha três andares e a luz era recebida de uma    janela na cobertura. A porta ficava ao lado. Os diferentes compartimentos para a recepção de diferentes animais foram feitos de maneira que a janela do alto iluminasse a todos. A arca foi feita de cipreste ou madeira de Gofer, a qual estaria isenta de apodrecimento por centenas de anos. Era uma construção de grande durabilidade, que nenhuma sabedoria de homem poderia inventar. Deus fora o planejador e Noé, o construtor-chefe. 

    Depois de Noé ter feito tudo ao seu alcance para realizar corretamente cada parte do trabalho, ainda era impossível que ela pudesse, por si mesma, resistir à violência da tempestade que Deus, em Sua ardente ira, ia trazer sobre a Terra. O trabalho de acabamento da construção foi um processo lento. Cada peça de madeira foi cuidadosamente ajustada e todas as juntas cobertas com piche. Tudo o que o homem podia fazer se fez, para tornar perfeito o trabalho; e, afinal, depois de tudo isso, unicamente Deus podia preservar a arca sobre furiosas e altas ondas, pelo Seu miraculoso poder. 

    A multidão a princípio aparentemente recebeu a advertência de Noé, todavia não se voltou para Deus em verdadeiro arrependimento. Foi-lhes dado um tempo de graça, antes que viesse o dilúvio - para serem provados e testados. Falharam em suportar a prova. A degeneração prevalecente venceu-os, e finalmente se uniram aos outros corruptos, em escárnio e zombaria ao fiel Noé. Não quiseram abandonar seus pecados e continuaram na poligamia e na condescendência com suas paixões corrompidas. 


    Seu período de graça estava se aproximando do fim. Os descrentes e escarnecedores habitantes do mundo iam ter um sinal especial do divino poder de Deus. Noé tinha seguido fielmente as instruções dadas por Deus. A arca fora concluída exatamente como Deus ordenara. Ele tinha estocado imensas    quantidades de alimento para homens e animais. Depois que isto fora feito, Deus ordenou ao fiel Noé: "Entra tu e toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de Mim nesta geração." Gênesis. 7:1. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário