Levante-se e vá ter com seu Pai. Ele irá ao seu
encontro quando ainda estiver longe. Se aproximar-se um passo que seja, em
arrependimento, Ele se apressará para cingi-lo com os braços de infinito amor.
Seu ouvido está aberto ao clamor da alma contrita. O primeiro anseio do coração
por Deus Lhe é conhecido. Jamais é proferida uma oração, por vacilante que
seja, jamais uma lágrima vertida, por mais secreta, e jamais alimentado um
sincero anelo de Deus, embora débil, que o Espírito de Deus não saia a
satisfazê-lo. Antes mesmo de ser pronunciada a oração, ou expresso o desejo do
coração, sai graça de Cristo para juntar-se à graça que opera na pessoa.
Seu Pai celestial te
tirará as vestes manchadas de pecados. Na bela profecia de Zacarias, o sumo
sacerdote Josué, que estava em pé diante do anjo do Senhor, com vestimentas
imundas, representa o pecador. E o Senhor disse: "Tirai-lhe estas vestes
sujas. E a ele lhe disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua
iniqüidade e te vestirei de vestes novas. ... E puseram uma mitra limpa sobre
sua cabeça e o vestiram de vestes." Zacarias 3:4 e 5. Assim Deus o vestirá
de "vestes de salvação", e o cobrirá com o "manto da
justiça". Isaías 61:10. "Ainda que vos deiteis entre redis, sereis
como as asas de uma pomba, cobertas de prata, com as suas penas de ouro
amarelo." Salmos 68:13.
Levá-lo-á à sala do
banquete, e o Seu estandarte sobre você será o amor. Cânticos 2:4.
"Se andares nos Meus caminhos",
declara, "te darei lugar entre os que estão aqui", mesmo entre os
santos anjos que circundam Seu trono. Zacarias 3:7.
"E, como o noivo se
alegra com a noiva, assim Se alegrará contigo o teu Deus." Isaías 62:5.
"Ele Se deleitará em ti com alegria; calar-Se-á por Seu amor, regozijar-Se-á
em ti com júbilo." Sofônias 3:17. E o Céu e a Terra unir-se-ão ao Pai em
cânticos de alegria: "Porque este meu filho estava morto e reviveu;
tinha-se perdido e foi achado." Lucas 15:24.
Até aqui, na parábola do
Salvador, não há nota discordante para destoar a harmonia da cena de júbilo;
agora, porém, Cristo introduz novo elemento. Ao voltar o filho pródigo, o
primogênito estava "no campo"; e chegando-se à casa ouviu a música e
a dança. Lucas 15:25. Chamou um dos criados e perguntou-lhe que significavam
essas coisas. Retrucou-lhe este: "Veio teu irmão; e teu pai matou o
bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou e não queria
entrar." Lucas 15:27 e 28. Este irmão mais velho não participara da
ansiedade e expectativa do pai por aquele que se perdera. Não partilha por isso
da alegria paterna pela volta do errante. Os cânticos de alegria não lhe
inflamam contentamento ao coração. Pergunta a um servo pelo motivo da festa, e
a resposta aviva-lhe o ciúme. Não quer entrar para dar as boas-vindas ao irmão
perdido. O favor mostrado ao pródigo, considera-o um insulto a si próprio.
Quando o pai sai para
argumentar com ele, o orgulho e maldade de sua natureza são revelados. Expõe
sua vida na casa paterna como um ciclo de serviço não reconhecido, e então
contrasta de modo ingrato o favor mostrado ao filho que acabava de voltar.
Demonstra que seu serviço era antes o de servo e não de filho.
Ao passo que devia ter constante alegria na
presença do pai, seus pensamentos estavam dirigidos aos lucros a serem
acumulados por sua vida circunspecta. Suas palavras mostram que por essa razão
se privou dos prazeres do pecado. Agora esse irmão deve partilhar das dádivas
do pai, o filho mais velho julga que lhe fazem injustiça. Inveja a boa acolhida
proporcionada ao irmão. Mostra claramente que se estivesse na posição do pai
não receberia o pródigo. Nem mesmo o reconhece como irmão, porém dele fala
friamente como "teu filho". Lucas 15:30.
Contudo, o pai tratou-o
com brandura. "Filho", diz ele "tu sempre estás comigo, e todas
as minhas coisas são tuas." Lucas 15:31. Durante todos esses anos da vida
dissoluta de teu irmão, não tiveste o privilégio de minha companhia?
Tudo que podia favorecer
a felicidade de seus filhos, estava-lhes à disposição. O filho não precisa
esperar uma recompensa ou dádiva. "Todas as minhas coisas são tuas."
Só deves confiar em meu amor, e tomar o dom que é oferecido gratuitamente.
Um filho rompera algum tempo com a família por
não discernir o amor do pai. Mas agora voltara, e a onda de alegria varre todo
pensamento perturbante. "Este teu irmão estava morto e reviveu; tinha-se
perdido e foi achado." Lucas 15:32.
Foi levado o irmão mais
velho a ver seu espírito mesquinho e ingrato? Chegou a reconhecer, que embora o
irmão tivesse agido impiamente, era, ainda e sempre, seu irmão? Arrependeu-se o
irmão mais velho de seu amor-próprio e dureza de coração? Com referência a
isso, Jesus guardou silêncio. A parábola ainda não terminara, e restava que os
ouvintes determinassem qual seria o epílogo.
Pelo irmão mais velho
foram representados os impenitentes judeus contemporâneos de Cristo, como
também os fariseus de todas as épocas, que olhavam com desprezo àqueles que
consideravam publicanos e pecadores. Porque eles mesmos não caíram no mais
degradante vício, enchiam-se de justiça própria. Jesus enfrentou essa gente
ardilosa em seu próprio terreno. Como o filho mais velho da parábola,
desfrutavam de especiais privilégios de Deus. Diziam-se filhos na casa de Deus,
mas tinham o espírito de mercenários. Não trabalhavam movidos por amor, mas
pela esperança de recompensa. A seus olhos, Deus era um feitor severo. Viam
como Cristo convidava os publicanos e pecadores para receber livremente as
dádivas de Sua graça - dádivas que os rabinos pensavam assegurar-se somente por
trabalho e penitência - e ofenderam-se. A volta do filho pródigo, que encheu o
coração paterno de alegria, provocava-lhes o ciúme.
Na parábola, a
intercessão do pai junto do primogênito era o terno apelo do Céu aos fariseus.
"Todas as Minhas coisas são tuas" -
não como salário mas como dádiva. Como o pródigo, somente podeis recebê-las
como concessões imerecidas do amor paterno.
A justiça própria conduz
os homens não somente a representar a Deus falsamente, como os torna impiedosos
e críticos para com seus irmãos. O filho mais velho, em seu egoísmo e inveja, estava
pronto a observar o irmão, criticar todas as suas ações, e culpá-lo da menor
falta. Acusaria todo engano e exageraria quanto possível todo ato errado. Desse
modo pretendia justificar seu espírito irreconciliável. Muitos fazem hoje o
mesmo. Enquanto a pessoa enfrenta a primeira luta contra um turbilhão de
tentações, estão ao lado de zombeteiros, obstinados, reclamando e acusando.
Podem professar ser filhos de Deus, mas manifestam o espírito de Satanás. Por
seu procedimento para com os irmãos, estes acusadores se colocam onde Deus não
pode fazer brilhar a luz de Seu semblante.
Quantos não perguntam
constantemente: "Com que me apresentarei ao Senhor e me inclinarei ante o
Deus altíssimo? Virei perante Ele com holocaustos, com bezerros de um ano?
Agradar-Se-á o Senhor de milhares de carneiros? De dez mil ribeiros de
azeite?" Miquéias 6:6 e 7. Mas "Ele te declarou, ó homem, o que é
bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a
beneficência, e andes humildemente com o teu Deus?" Miquéias 6:8.
Esse é o culto que o
Senhor escolheu: "Que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as
ataduras do jugo, e que deixes livres os quebrantados, e que despedaces todo o
jugo... e não te escondas daquele que é da tua carne." Isaías 58:6 e 7.
Quando vos considerardes pecadores salvos unicamente pelo amor do Pai
celestial, então tereis amor e compaixão por outros que sofrem no pecado. Então
não mais defrontareis a miséria e o arrependimento com ciúme e censura.
Quando o gelo do amor-próprio se derreter de
vosso coração, estareis em simpatia com Deus, e partilhareis de Sua alegria na
salvação do perdido.
Verdade é que professas
ser filho de Deus; porém, se esta declaração for verdade, é "teu
irmão", que estava "morto e reviveu; tinha-se perdido e foi
achado". Lucas 15:32. Ele se acha ligado a ti pelos vínculos mais íntimos;
porque Deus o reconhece como filho. Nega teu parentesco com ele, e mostrarás
que és apenas mais um empregado na casa paterna, não um filho da família de
Deus.
Embora não te associes à
recepção ao pródigo, a alegria prosseguirá, o restaurado tomará seu lugar ao
lado do Pai e em Sua obra. Aquele a quem muito se perdoou, ama também muito.
Tu, porém, estarás fora, nas trevas; pois "aquele que não ama não conhece
a Deus, porque Deus é amor". I João 4:8.
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