O homem que disse: "Casei e, portanto, não posso ir" (Lucas
14:20), representa uma grande classe. Muitos há que permitem que a esposa ou o
marido os impeçam de atender ao convite de Deus. Diz o esposo: "Não posso
seguir minha convicção do dever enquanto minha senhora é a isso contrária. Sua
influência me tornaria excessivamente difícil fazê-lo." A esposa ouve o
misericordioso convite: "Vinde, que tudo já está preparado", e diz:
"Rogo-Te que me hajas por escusada. Meu marido recusa o convite de
misericórdia. Diz que seu negócio é um embaraço. Preciso acompanhar meu marido,
e por isso não posso ir." O coração dos filhos é impressionado. Desejam
ir. Mas, amam o pai e a mãe, e como estes não atendem ao convite do evangelho,
pensam que sua presença não é esperada. Também dizem: "Gostaria de ser
dispensado."
Todos esses não atendem ao convite do Salvador, porque temem
causar divisão no círculo da família. Pensam que negando obediência a Deus,
asseguram a paz e a prosperidade do lar; porém, isto é uma ilusão. Quem semeia
egoísmo, colherá egoísmo. Rejeitando o amor de Cristo rejeitam aquilo que,
somente, pode emprestar ao amor humano pureza e estabilidade. Não só perderão o
Céu como também a verdadeira felicidade pela qual o Céu foi sacrificado.
Na parábola, o doador da ceia
ouviu como seu convite fora recebido, e, "indignado, disse ao seu servo:
Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade e traze aqui os pobres, e os
aleijados, e os mancos, e os cegos". Lucas 14:21.
O hospedeiro voltou-se daqueles
que menosprezaram sua bondade e convidou uma classe não abastada, que não
possuía casas nem terras. Convidou os pobres e
"Disseram-Lhe, pois: ...
Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o
pão do Céu. Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo que Moisés
não vos deu o pão do Céu, mas Meu Pai vos dá o verdadeiro pão do Céu. Porque o
pão de Deus é Aquele que desce do Céu e dá vida ao mundo. ... Eu sou o pão da
vida; aquele que vem a Mim não terá fome; e quem crê em Mim nunca terá
sede." João 6:30-33 e 35. Famintos, que apreciariam a generosidade.
"Os publicanos e as meretrizes", disse Cristo, "entram adiante
de vós no reino de Deus." Matheus 21:31. Por mais miseráveis que sejam os
espécimes da humanidade, de quem outros zombam e se retraem, não são baixos,
nem miseráveis demais para a atenção e amor de Deus. Cristo anseia que homens
aflitos, cansados e opressos, a Ele vão. Anseia dar-lhes luz, alegria e paz não
encontradas em qualquer outra parte. Os piores pecadores são objeto da Sua
profunda, ardente misericórdia e amor. Envia o Espírito Santo para sobre eles
vigiar com ternura, procurando atraí-los a Si.
O servo que fez entrar os pobres e cegos, disse ao Mestre:
"Senhor, feito está como mandaste, e ainda há lugar. E disse o senhor ao
servo: Sai pelos caminhos e atalhos e força-os a entrar, para que a minha casa
se encha." Lucas 14:22 e 23. Cristo apontou aqui a obra do evangelho fora
dos limites do judaísmo, nos caminhos e valados do mundo.
Obedientes a este mandado,
Paulo e Barnabé declaravam aos judeus: "Era mister que a vós se vos
pregasse primeiro a Palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e vos não
julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios. Porque o
Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, para que sejas de
salvação até aos confins da Terra. E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se e
glorificavam a Palavra do Senhor, e creram todos quantos estavam ordenados para
a vida eterna." Atos 13:46-48.
A mensagem evangélica, pregada
pelos discípulos de Cristo, era a anunciação de Sua primeira vinda ao mundo.
Trouxe aos homens as boas-novas de salvação pela fé nEle. Apontava para Sua
segunda vinda em glória para redimir Seu povo, e deu aos homens a esperança de
partilhar da herança dos santos na luz pela fé e obediência. Esta mensagem é
dada à humanidade hoje em dia, e, neste tempo, está ligada à anunciação da
breve volta de Cristo. Os sinais de Sua vinda dados por Ele mesmo,
cumpriram-se; e assim, pelos ensinos da Palavra de Deus podemos saber que o
Senhor está à porta.
João, no Apocalipse, prediz a proclamação da mensagem do
evangelho, justamente antes da vinda de Cristo. Viu "outro anjo voar pelo
meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre
a Terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz:
Temei a Deus e dai-Lhe glória, porque vinda é a hora do Seu juízo." Apocalipse 14:6 e 7.
A esta advertência do Juízo e
às mensagens com ela relacionadas segue-se, na profecia, a volta do Filho do
homem nas nuvens do céu. A proclamação do Juízo é uma anunciação de que a
segunda vinda de Cristo está próxima. E esta proclamação é chamada o evangelho
eterno. Deste modo é mostrado que a pregação da segunda vinda de Cristo
"Eu continuei olhando, até
que foram postos uns tronos, e um Ancião de Dias Se assentou; e a Sua veste era
branca como a neve, e o cabelo da Sua cabeça, como a limpa lã; o Seu trono,
chamas de fogo, e as rodas dele, fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de
diante dele; milhares de milhares O serviam...; assentou-se o juízo, e
abriram-se os livros." Daniel 7:9 e 10.Ou a anunciação de sua brevidade, é
parte essencial da mensagem evangélica.
A Bíblia declara que nos últimos tempos os homens estariam
absortos em empresas mundanas, prazeres e enriquecimento. Estariam cegos para
as realidades eternas. Cristo diz: "E, como foi nos dias de Noé, assim
será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias
anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao
dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os
levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem." Matheus
24:37-39.
O mesmo se dá hoje. Os homens
lançam-se à caça de lucro e satisfação própria como se não houvesse Deus, nem
Céu, nem vida futura. Nos dias de Noé foi dada a advertência do dilúvio
vindouro para despertar os homens de sua impiedade e convidá-los ao arrependimento.
Assim a mensagem da próxima vinda de Cristo visa a despertar os homens de seu
enlevo nas coisas temporais. Destina-se a acordá-los para o senso das
realidades eternas, para que atendam ao convite para a ceia do Senhor.
O convite do evangelho deve ser
dado a todo o mundo - "a toda nação, e tribo, e língua, e povo".
Apocalipse 14:6. A última mensagem de advertência e misericórdia deve iluminar
com sua glória toda a Terra. Deve alcançar todas as classes sociais - ricos e
pobres, elevados e humildes. "Sai pelos caminhos e atalhos", diz
Cristo, "e força-os a entrar, para que a Minha casa se encha." Lucas
14:23.
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