sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O Caráter de José




“Como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contar Deus?" Gênesis 39: 9.


O professor Arthur Dassow costumava nos dizer em classe que caráter é aquilo que  a pessoa é quando as portas estão fechadas e as luzes apagadas. Em outras palavras, a pessoa revela quem é realmente quando se encontra em um lugar em quem ninguém conhece e pensa que ninguém vê.

Sendo vendido como escravo e levado ao Egito, José acabou indo parar na casa de Potifar, capitão da guarda de Faraó. Embora distante da família, de conhecido e de seu povo, José empenhou-se em cumprir suas tarefas com perfeição. Ele aprendera desde criança a ser honesto e fiel em tudo o que fazia. E a Bíblia conta que tudo o que lhe caia nas mãos para fazer prosperava.

Nesse tempo, José era bem jovem. Conforme o relato sagrado era “formoso de porte e de aparência.” Talvez fosse daquele tipo de jovem de fazer as mocinhas suspirarem. Todos os jovens sempre passam por estas difíceis provações morais e José não foi exceção. A esposa de seu senhor Potifar, na convivência com José passou a admirar a beleza física, permitindo que o desejo sensual de tê-lo consigo lhe tomasse conta da mente e do coração. E a Bíblia relata que ela “pôs os olhos em José” e fez-lhe o convite: “Deita-te comigo.” Gênesis 39:7.

A Resposta de José foi memoriável: “Como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?  José poderia ter pensado: “Aqui ninguém me conhece. Sou Jovem, sou forte; também tenho direito de me divertir. “Se atender à solicitação da esposa de Potifar, ela poderá ser a minha protetora, e minha situação de escravo melhorará sensivelmente.”

Você notou que um dos mais sérios problemas do erro é a racionalização? É a tentativa de justificar ações erradas através de um conjunto de argumentos. Entretanto José teve em mente  duas coisas muito importantes. A primeira: o respeito da que devia à mulher de seu senhor. A segunda: o forte sentimento que não deveria pecar. A vitória de José é uma forte inspiração e exemplo para qualquer um de nós nestes dias em que está em moda a exploração da sensualidade. O fiel cristão sabe que está sempre diante dos olhos de Deus, e para ele é sempre uma alegria fazer o que agrada a Deus e não apenas isso.

Assista este vídeo cantado pelo Art Trio





Que a Palavra de Deus esteja no seu coração e que você faça dela seu guia para sua vida, e ao ser tentado diga não!" Eu jamais faria isso com meu querido Jesus!" Porque cada vez que pecamos, nós pregamos Cristo na cruz! Pense nisto! Que você tenha um ótimo dia na presença dAquele que nos amou primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário