terça-feira, 5 de agosto de 2014

23 - A Arca de Deus e o Sucesso de Israel - Parte 6




                                                  Punida a Presunção  

    O povo de Bete-Semes estava colhendo no campo, e quando viu a arca de Deus sobre um carro, puxado por vacas, grandemente se alegraram. Sabiam que isto era obra de Deus. As vacas puxaram o carro que continha a arca para uma grande pedra, e pararam. Os levitas desceram a arca do Senhor e a oferta dos filisteus, e ofereceram o carro e as vacas que tinham trazido a sagrada arca e a oferta dos filisteus, como holocausto ao Senhor. Os príncipes dos filisteus voltaram a Ecrom, e a praga cessou. 

    Os homens de Bete-Semes estavam curiosos por saber que grande poder havia na arca, que a levou a operar coisas tão maravilhosas. Olhavam para a arca apenas como sendo poderosa, e não acreditavam no poder de Deus. Ninguém, exceto homens sagradamente designados para este propósito, podia olhar para a arca, descoberta, sem serem mortos, pois era como se olhassem para o próprio Deus. Como as pessoas satisfizessem sua curiosidade e abrissem a arca para contemplar seu sagrado recesso, coisa que os pagãos idólatras não ousaram fazer, os anjos que atendiam à arca mataram cerca de cinqüenta mil pessoas. 

    O povo de Bete-Semes ficou com temor da arca, e disse: "Quem poderia estar em pé perante o Senhor, este Deus santo? e a quem subirá desde nós? Enviaram pois mensageiros aos habitantes de Quiriate-Jearim, dizendo: Os filisteus remeteram a arca do Senhor; descei, pois, e fazei-a subir para vós." I Samuel 6:20 e 21. O povo de Quiriate-Jearim trouxe a arca do Senhor para a casa de Abinadabe, e consagraram seu filho para que a guardasse. Por vinte anos, os hebreus estiveram em poder dos filisteus, grandemente humilhados e arrependidos de seus pecados. Samuel intercedeu por eles, e Deus foi outra vez misericordioso com eles. Os filisteus fizeram guerra contra eles, o Senhor tornou a operar de maneira milagrosa por Israel, e venceram seus inimigos. 

    A arca permaneceu na casa de Abinadabe até que Davi foi feito rei. Ele convocou todos os homens escolhidos de Israel, trinta mil, e foi buscar a arca de Deus. Colocaram-na sobre um carro novo e a levaram da casa de Abinadabe. 

   Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro. Davi e toda a casa de Israel se alegravam diante do Senhor com toda sorte de instrumentos musicais. "E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e teve mão nela; porque os bois a deixavam pender. Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência: e morreu ali junto à arca de Deus." II Samuel 6:6 e 7. Uzá ficou irado com os bois, porque tropeçaram. Demonstrou uma manifesta desconfiança de Deus, como se Aquele que tinha trazido a arca da terra dos filisteus não pudesse tomar conta dela. Os anjos que atendiam à arca feriram Uzá por sua impaciente presunção de colocar a mão sobre a arca de Deus. 

    "Temeu Davi ao Senhor naquele dia; e disse: Como virá a mim a arca do Senhor? E não quis Davi retirar para si a arca do Senhor, para a cidade de Davi; mas Davi a fez levar à casa de Obede-Edom, o geteu." II Samuel 6:9 e 10. Davi sabia que era pecador e temia, à semelhança de Uzá, ser da mesma maneira presunçoso e atrair a ira de Deus sobre si. "Ficou a arca do Senhor em casa de Obede-Edom, o geteu, três meses: e abençoou o Senhor a Obede-Edom, e a toda a sua casa." II Samuel 6:11. 

    Deus queria ensinar a Seu povo que, ao passo que Sua arca era terror e morte para os que transgredissem Seus mandamentos, nela contidos, era também uma bênção e fortalecimento para os que fossem obedientes aos Seus mandamentos. Quando Davi ouviu que a casa de Obede-Edom era grandemente abençoada, e tudo que tinha prosperava, por causa da arca de Deus, ficou ansioso por trazê-la para sua própria cidade. Contudo, antes de Davi aventurar-se a mudar a sagrada arca, santificou-se a Deus e também ordenou que todos os homens principais de autoridade no reino se guardassem de todo negócio secular e de todas as coisas que desviassem sua mente da devoção sagrada. Assim deviam eles santificar-se para conduzir a sagrada arca para a cidade de Davi. "Foi pois Davi, e trouxe a arca de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi, com alegria." II Samuel 6:12. 

    "Introduzindo a arca do Senhor, a puseram no seu lugar, na tenda que Davi lhe armara: e ofereceu Davi holocaustos e ofertas pacíficas perante o Senhor." II Samuel 6:17. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário