quarta-feira, 25 de junho de 2014

17 ( História da Redenção) A Lei de Deus - Parte 6



O Senhor apareceu a Abraão e disse-lhe: 

    "Eu sou o Deus Todo-poderoso, anda em Minha presença e sê perfeito; e porei o Meu concerto entre Mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente." Gênesis 17:1 e 2. "Estabelecerei o Meu concerto entre Mim e ti e a tua semente depois de ti em suas gerações, por concerto perpétuo, para te ser a ti por Deus, e a tua semente depois de ti." Gênesis 17:7. 

    Ele então requereu de Abraão e sua descendência a circuncisão, que era um círculo cortado na carne, como um sinal de que Deus os havia cortado e separado de todas as nações como Seu tesouro peculiar. Por este sinal eles solenemente se comprometeram a não se ligar por casamento com outras nações, pois, assim fazendo, poderiam perder sua reverência a Deus e Sua santa lei, e se tornariam como as nações idólatras ao redor deles. 

    Pelo ato da circuncisão, solenemente concordaram em cumprir a sua parte nas condições da aliança feita com Abraão, de se separarem de todas as nações e serem perfeitos. Se os descendentes de Abraão se tivessem mantido separados das outras nações, não teriam sido seduzidos à idolatria. Conservando-se separados das outras nações, seria removida deles uma grande tentação, de comprometer-se em suas práticas pecaminosas e rebeldia contra Deus. Perderam em grande medida seu peculiar e santo caráter por se misturarem com as nações ao redor. Para puni-los o Senhor trouxe sobre sua terra a fome, que os compeliu a descerem ao Egito para preservar a vida. Mas Deus não os abandonou enquanto estavam no Egito, por causa de Sua aliança com Abraão. Permitiu que fossem oprimidos pelos egípcios, para que tornassem a Ele em seu desespero, escolhessem Seu justo e misericordioso governo, e obedecessem a Seus reclamos. 

    Eram apenas umas poucas as famílias que desceram ao Egito. Elas aumentaram para uma grande multidão. Alguns foram cuidadosos no instruir seus filhos na lei de Deus, mas muitos israelitas haviam testemunhado tanta idolatria que tinham idéias confusas sobre a lei de Deus. Aqueles que temiam a Deus clamavam em angústia de espírito para que lhes quebrasse o jugo de amarga servidão, tirando-os da terra de seu cativeiro, para que pudessem estar livres para servi-Lo. Deus ouviu suas súplicas e suscitou Moisés como instrumento para efetuar o livramento de Seu povo. Depois que deixaram o Egito, e que as águas do Mar Vermelho foram divididas diante deles, o Senhor os provou para ver se confiariam nAquele que os havia tirado,     uma nação de outra nação, por sinais, tentações e maravilhas. Entretanto eles falharam em suportar a prova. Murmuraram contra Deus por causa das dificuldades no caminho e desejaram retornar ao Egito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário