quinta-feira, 12 de junho de 2014

15 - ( História da Redenção) Israel escapa da servidão - Parte 3



                                              Livramento no Mar Vermelho 

    "Disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a Mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco." Êxodo 14:15 e 16. Deus queria que Moisés compreendesse que operaria em favor do Seu povo - que a necessidade deles seria a Sua oportunidade. Quando eles avançassem o máximo que pudessem, Moisés devia ordenar-lhes que prosseguissem; que devia usar a vara que Deus lhe dera para dividir as águas. 

    "Eis que endureci o coração dos egípcios, para que entrem nele atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó, e em todo o seu exército, nos seus carros e nos cavaleiros, e os egípcios saberão que Eu sou o Senhor, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros. E o Anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles: também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles. E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel: a nuvem era escuridade para aqueles, e para estes esclarecia a noite: de maneira que em toda a noite não chegou um ao outro." Êxodo 14:17-20. 

    Os egípcios não podiam ver os hebreus, pois estava diante deles uma nuvem de espessas trevas, a qual era toda luz para os israelitas. Assim Deus manifestou Seu poder para provar Seu povo, e ver se confiariam nEle depois de dar-lhes tais provas de cuidado e amor, e para repreender-lhes a falta de fé e murmurações. "Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco: e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda." Êxodo 14:21 e 22. As águas se elevaram e permaneceram, quais muros congelados, em  cada lado, enquanto Israel caminhava pelo meio do mar em terra seca. 

    O exército egípcio cantou vitória através da noite porque os filhos de Israel viriam outra vez ao seu poder. Pensavam não haver possibilidades para sua fuga; pois diante deles se estendia o Mar Vermelho, e o grande exército seguia-os de perto. Pela manhã, quando chegaram junto ao mar, eis havia uma trilha seca, pois as águas foram divididas, e permaneciam como um muro de cada lado, e os filhos de Israel estavam a meio caminho do mar, andando em terra seca. Aguardaram por um instante para decidir qual o melhor caminho a seguir. Ficaram desapontados e enraivecidos porque, estando os hebreus quase em seu poder e eles certos da vitória, um inesperado caminho se abrisse para eles no mar. Decidiram segui-los. 
    "E os egípcios seguiram-nos e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até ao meio do mar. E aconteceu que, na vigília daquela manhã, o Senhor, na coluna de fogo e de nuvem, viu o campo dos egípcios: e alvoroçou o campo dos egípcios, e tirou-lhes as rodas dos seus carros, e fê-los andar dificultosamente. Então disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o Senhor por eles peleja contra os egípcios." Êxodo 14:23-25. 

    Os egípcios se aventuraram no caminho preparado por Deus para Seu povo, e anjos de Deus foram enviados ao meio de seu exército e removeram as rodas de seus carros. Então ficaram aflitos. Seu progresso era muito vagaroso e começaram a ter dificuldades. Lembraram-se dos juízos que o Deus dos hebreus havia trazido sobre eles no Egito para compeli-los a deixar ir Israel, e agora pensaram que Deus podia entregá-los todos nas mãos dos israelitas. Compreenderam que  Deus estava lutando pelos israelitas, e terrivelmente temerosos voltaram-se para fugir deles, quando "disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros." Êxodo 14:26. 

    "Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar e o mar retomou a sua força ao amanhecer, e os egípcios fugiram ao seu encontro: e o Senhor derribou os egípcios no meio do mar, porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar: nem ainda um deles ficou. Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar seco: e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua esquerda. Assim o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios: e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar. E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao Senhor, e creram no Senhor e em Moisés, Seu servo." Êxodo 14:27-31. 


    Quando os hebreus testemunharam a maravilhosa operação de Deus na destruição dos egípcios, uniram-se num inspirado cântico de sublime eloqüência e grato louvor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário