terça-feira, 10 de junho de 2014

15 - ( História da Redenção) Israel escapa da servidão - Parte 1


                                             


    Os filhos de Israel tinham seguido as direções dadas por Deus; enquanto o anjo da morte estava passando de casa em casa entre os egípcios, estavam todos prontos para a viagem e esperando que o rebelde rei e seus grandes homens ordenassem sua ida. 

    "E aconteceu, à meia-noite, que o Senhor feriu a todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto. Então, chamou a Moisés e a Arão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide, servi ao Senhor, como tendes dito. Levai também convosco vossas ovelhas e vossas vacas, como tendes dito; e ide, e abençoai-me também a mim. E os egípcios apertavam ao povo, apressando-se para lançá-los da terra, porque diziam: Todos seremos mortos." Êxodo 12:29-33. 

    "E o povo tomou a sua massa, antes que levedasse, e as suas amassadeiras atadas em seus vestidos, sobre seus ombros. Fizeram pois os filhos de Israel conforme à palavra de Moisés, e pediram aos egípcios vasos de prata, e vasos de ouro, e vestidos. E o Senhor deu graça ao povo em os olhos dos egípcios, e emprestavam-lhes e eles despojavam aos egípcios." Êxodo 12:34-36. 

    O Senhor revelou isso a Abraão cerca de quatrocentos anos antes de seu cumprimento: "Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua semente em terra que não é sua, e servi-los-ão; e afligi-los-ão quatrocentos anos; mas também Eu julgarei a gente, a qual servirão, e depois sairão com grande fazenda." Gênesis 15:13 e 14. 

    "E subiu também com eles uma mistura de gente, e ovelhas, e vacas, uma grande multidão de gado." Êxodo 12:38. Os filhos de Israel deixaram o Egito com suas posses, que não pertenciam a Faraó, pois jamais as tinham vendido a ele. Jacó e seus filhos levaram seus rebanhos e gado quando foram ao Egito. Agora, tinham-se tornado muito numerosos, e seu gado e ovelhas tinham aumentado grandemente. Deus julgara os egípcios enviando pragas sobre eles, e fê-los apressar Seu povo a sair do Egito com todas as suas posses. 

    "Quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e tornem ao Egito. Mas Deus fez rodear o povo pelo caminho do deserto perto do Mar Vermelho: e subiram os filhos de Israel da terra do Egito armados. E tomou Moisés os ossos de José consigo, porquanto havia este estreitamente ajuramentado aos filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; fazei pois subir daqui os meus ossos convosco." Êxodo 13:17-19. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário