terça-feira, 15 de abril de 2014

A Última Páscoa - Parte 2



 Lição de Humildade 

    Durante a celebração pascal, passava em Sua mente as cenas de Seu último e grande sacrifício. Encontrava-se agora à sombra da cruz e a dor torturava-lhe o coração. Viu diante de Si toda a angústia que devia sofrer. 

    Conhecia a ingratidão e a crueldade que lhes mostrariam aqueles a quem viera salvar; contudo, não se preocupava com Seu próprio sofrimento e sim com os que O rejeitariam como Salvador, perdendo a vida eterna. 

    Seus discípulos, no entanto, eram a sua maior preocupação, pois quando não mais estivesse com eles, seriam deixados a lutar sozinhos no mundo. 
    Tinha tantas coisas para lhes dizer que serviriam de alento ao seu coração quando não mais estivesse na companhia deles. E desejava falar sobre isso naquele último encontro antes de Sua morte. 

    Mas nada pôde dizer pois eles não estavam preparados para ouvir. 

    Tinha havido contenda entre eles e ainda     abrigavam o pensamento de que em breve Jesus seria proclamado rei e que cada um deles ocuparia posições de honra em Seu reino. Assim, eram hostis e ciumentos uns com os outros. Havia ainda outro problema. Em uma festa, o servo devia lavar os pés dos convidados e naquela ocasião, fizeram os preparativos para isso. Ali estavam o vaso de água, a bacia e a toalha prontos para o lava-pés, mas não havia servo. Os discípulos, portanto, deviam fazer a parte do servo. 

    Em seu coração, os discípulos não queriam fazer o papel de servo de seus irmãos. Não estavam dispostos a lavar-lhes os pés. Desse modo, tomaram seus lugares à mesa em silêncio. 

    Jesus esperou para ver o que eles fariam. Então, Ele mesmo levantou-Se, cingiu-Se com a toalha, despejou água na bacia e começou a lavar os pés dos discípulos. Embora magoado por causa da discórdia entre eles, não os repreendeu com palavras duras. Demonstrou Seu amor, agindo como servo de Seus próprios discípulos. Quando terminou, disse-lhes: 

    "Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque Eu o sou. Ora, se Eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque Eu vos dei o exemplo, para que, como Eu vos fiz, façais vós também." João 13:12-15. 

    Dessa maneira, Jesus ensinou aos Seus discípulos que deviam servir uns aos outros. Em vez de buscarem a posição mais elevada para si mesmos, deveriam se dispor a servir seus irmãos. 

    O Salvador veio ao mundo para trabalhar pelos outros vivendo para ajudar e salvar os necessitados e pecadores e Ele deseja que façamos o mesmo. 

    Os discípulos sentiram-se envergonhados de seu ciúme e egoísmo. Seu coração moveu-se de amor para com o Mestre e para com seus irmãos. Só agora é que estavam prontos para ouvir os ensinos de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário