quarta-feira, 9 de abril de 2014

8 - O Dilúvio - Última Parte



 O Sacrifício de Noé e a Promessa de Deus 


    Noé não se esqueceu de Deus, que graciosamente os havia preservado. Fez imediatamente um altar, tomando para oferecer, de todo animal limpo e de toda ave limpa, uma oferta queimada, mostrando assim fé em Cristo, o grande sacrifício, e manifestando gratidão a Deus por Sua maravilhosa preservação. A oferta de Noé subiu a Deus como um cheiro suave. Ele aceitou a oferta e abençoou a Noé e sua família. Aqui uma lição é ensinada a todos os que     vivem sobre a Terra: a cada manifestação da misericórdia e amor de Deus para com eles, o primeiro ato de todos deve ser render-Lhe gratidão e humilde adoração. 

    Para que não acontecesse que a acumulação de nuvens e queda da chuva enchessem os homens de um terror constante, proveniente do medo de outro dilúvio, o Senhor graciosamente encorajou a família de Noé com uma promessa: "Estabeleço o Meu concerto, que não será mais destruída toda carne pelas águas do dilúvio; e que não haverá mais dilúvio para destruir a Terra. E disse Deus: Este é o sinal do concerto que ponho entre Mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas. O Meu arco tenho posto na nuvem, este será por sinal do concerto entre Mim e a Terra. E acontecerá que, quando Eu trouxer nuvens sobre a Terra, aparecerá o arco nas nuvens. Então Me lembrarei do Meu concerto, que está entre Mim e vós, e ainda toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio, para destruir toda a carne. E estará o arco nas nuvens, e Eu o verei, para Me lembrar do concerto eterno entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a Terra." Gênesis 9:11-16. 

    Que condescendência da parte de Deus! Que compaixão pelo homem falível, colocar o belíssimo e variegado arco-íris nas nuvens, sinal do concerto do grande Deus com o homem! Este arco-íris devia tornar evidente a todas as gerações o fato de que Deus destruiu os habitantes da Terra por um dilúvio, por causa de sua grande maldade. Era propósito de Deus que, quando os filhos das gerações posteriores vissem o arco-íris nas nuvens e perguntassem a significação do glorioso arco que abrange os céus, seus pais lhes explicassem a destruição do velho mundo pelo dilúvio, porque as pessoas se entregaram a toda sorte de maldades, e que as  mãos do Altíssimo tinham curvado o arco e colocado nas nuvens como um sinal de que Ele nunca mais enviaria um dilúvio de águas sobre a Terra. 

    Este símbolo nas nuvens deve confirmar a crença de todos e estabelecer sua confiança em Deus, pois é um sinal da divina misericórdia e bondade para com o homem; que, embora Deus tenha sido provocado a destruir a Terra pelo dilúvio, ainda Sua misericórdia circunda a Terra. Deus disse que quando olhasse para o arco nas nuvens Se lembraria. Não precisa fazer-nos compreender que Ele jamais Se esquece, mas fala ao homem em sua própria linguagem, para que o homem O possa compreender melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário