quinta-feira, 6 de junho de 2013

Estudo 11 - O Amor de Deus




1. Que declara ser Deus?
“Deus é amor.” I. S.João 4:16.


2. Quão grande é o amor de Deus pelo mundo?
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deus o Seu filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” S.João 3:16.


3. Em que ato especialmente se manifestou o amor de Deus?
“Nisto se manifestou o amor de Deus entre nós: Deus enviou o Seu filho unigênito ao mundo para que vivamos por Ele.”I. S. João 4:9. ( A Bíblia de Jerusalém)


4. Em que Deus tem prazer?
“Qual deus é como Tu, que tira a culpa e perdoa o crime, que não guarda para sempre a Sua ira, porque prefere o amor?” Miquéias 7:18.( A Bíblia de Jerusalém)


5. Como é a Sua misericórdia continuamente manifesta?
“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos porque as Suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a Tua fidelidade.” Lamentações 3:22  e 23.


6. A quantos concede Deus suas bênçãos?
“Porque Ele faz nascer o Seu sol sobre maus e bons, e vir chuvas sobre justos e injustos.” S. Matheus 5:45.


7. Que disse Jesus daquele que o ama?
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o Me ama; e aquele que Me ama, será amado por Meu Pai, e Eu também o amarei e Me manifestarei a ele.” S.João 14:21.


8. Em que relação para com Deus nos leva o Seu amor?
“Vede que prova de amor nos deu o Pai: que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos. Eis por que o mundo não nos conhece, porque não O conheceu.” I. S.João 3:1. ( A Bíblia de Jerusalém)


9. Como podemos saber que somos filhos de Deus?
“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus... O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Romanos 8:14-16.


10. Como é o amor de Deus suprido ao crente?
“Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito santo, que nos foi outorgado.” Romanos 5:5.


11. À vista do grande amor de Deus por nós, que devemos nós fazer?
“Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros.” I. S.João 4:11.


12. Até que ponto devemos amar nossos semelhantes?
“Nisto conhecemos o Amor: que Ele deu a Sua vida por nós. E nós também devemos dar a nossa vida pelos irmãos.” I. S. João3:16. (A Bíblia de Jerusalém)


13. Que exortação está baseada sobre o amor de Cristo por nós?
“E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a Si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus em aroma suave.” Efésios 5:2.


14. Sobre que repousa a obra de Deus em favor dos pecadores?
“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo – pela graça sois salvos, e juntamente com Ele vos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.” Efésios 2:4-6. Ver Tito 3:5 e 6.


15. De que outra maneira se manifesta às vezes o amor de Deus?
“Porque o Senhor corrige a quem ama, e açoita a todo filho a quem recebe.” Hebreus 12:6.


16. Em face do grande amor de Deus, que devemos confiantemente esperar?
“Aquele não que poupou Seu próprio Filho, antes, por todos nós entregou, porventura não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas”? Romanos 8:32.


17. Que pode o amor de Deus fazer pelos Seus filhos?
“Porém o Senhor teu Deus não quis ouvir Balaão, antes trocou em benção a maldição; porquanto o Senhor teu Deus te amava.” Deuteronômio 23:5.


18. Quando os homens apreciam o amor de Deus, que fazem eles?

“Como é preciosa, ó Deus, a Tua benignidade! Por isso os filhos dos homens se acolhem à sombra das Tuas asas.” Salmos 36:7.


19. Por quanto tempo perdurará o amor de Deus por nós?
“De longe se deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno Eu te amei, por isso com benignidade te atraí.” Jeremias 31:3.


20. Pode alguma coisa separar o filho de Deus do amor de Deus?
“Porque eu estou bem certo de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem coisas do presente, nem, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 8:38 e 39.


21. A quem louvarão os santos para todo o sempre?
“Aquele que nos ama, e pelo Seu sangue nos libertou dos nossos pecados,... a Ele glória e o domínio pelos séculos dos séculos.” Apocalipse 1:5 e 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário