quarta-feira, 1 de maio de 2013

Estudo 07 - A Origem do Mal





1. Como se originou o pecado?
"Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o filho de Deus, para destruir as obras do diabo." I S.João 3:8.
Sem a Bíblia, a questão da origem do mal permaneceria inexplicável.


2. Desde quando é o diabo assassino?
"Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe aos desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." S. João 8:44.

3. Qual é a relação do diabo com a mentira?
"Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." S.João 8:44., última parte.

4. Foi Satanás criado pecador?
"Perfeito eras nos teus caminhos, desde o  dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti." Ezequiel 28:15.
Esta declaração e a de S.João 8:44, de que ele não se firmou na verdade, mostra que Satanás a principio fora perfeito e estivera na verdade. São Pedro fala dos anjos que pecaram (II S.Pedro 2:4); e S.Judas alude "aos anjos que não guardaram o seu principado" (S.Judas 6); ambas as passagens mostram que estes anjos estiveram em estado de pureza e inocência.

5. Que outra declaração de Cristo parece atribuir a Satanás e a seus anjos toda a responsabilidade pela origem do pecado?
"Então o Rei dirá aos que estiverem à Sua esquerda: Apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos." S.Matheus 25:41.

6. Que levou Satanás ao pecado, rebelião e queda?
"Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura." Ezequiel 28:7. " Tu dizias no teu coração: Eu subirei acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo." Isaías 14:13 e 14.
   "Numa palavra, orgulho e exaltação própria produziram a queda de Satanás, e para estes não há justificação ou escusa adequada." A soberba procede da ruína, e a altivez de espírito precede a queda." Provérbios 16:18. Por isso, visto conhecemos a origem, causa, caráter e resultados do mal, não existe boa ou suficiente razão ou escusa que possa apresentada para o mal. Desculpá-lo equivalente a justificá-lo e desde o momento em que seja justificado, deixa de ser pecado. Todo pecado é manifestação de orgulho sob alguma forma, e seus resultados constituem o oposto dos produzidos pelo amor. A experiência do pecado resultará no seu final e completo abandono e banimento para sempre, por todos os seres criados, em todo o Universo de Deus. Somente aqueles que tola e persistemente se apegam ao pecado serão com ele destruídos. Os ímpios serão “como se nunca tivessem sido" ( Obadias Versos 16), e os justos resplandecerão, como o resplendor do firmamento", e refulgirão como as estrelas sempre e eternamente." Daniel 12:3."Não se levantará por duas vezes a angústia." Naum 1:9.


7. Em contraste com o orgulho e exaltação própria ostentados por Satanás, que espírito manifestou Cristo?
" Pois Ele, substituindo em forma de Deus não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes a Si mesmo Se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-Se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a sim mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz." Filipenses 2:6-8.


8. Depois de o homem haver pecado, como manifestou Deus Seu amor e boa vontade em perdoar?
" Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." S.João 3:16.
Visto que Deus é amor, que tem prazer na misericórdia, e que não muda, haver oferecido e concedido um período de graça ao homem quando pecou, não é senão razoável concluir que semelhante poder foi seguido no tocante  aos seres celestiais que primeiro pecaram, e somente aos que persistiram no pecado, e se declaram em aberta revolta rebelião conta Deus e o governo do Céu, foram expulsos dali. Apocalipse 12:7-9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário