segunda-feira, 29 de abril de 2013

Janelas da Alma






"O generoso será abençoado, porque dá do seu pão ao pobre". Provérbios 22:9.



   Nosso rosto e especialmente os olhos tendem a revelar o que está oculto em nossa mente. Alguns chamam os olhos de janela da alma. O seguinte episódio pode ser fictício, mas ilustra este ponto.
   Um fazendeiro em uma situação financeira difícil foi obrigado a solicitar um empréstimo bancário. Apresentou seu pedido ao gerente do banco local, um homem considerado mesquinho e cínico. O gerente, que tinha dois olhos perfeitamente sãos, disse com sarcasmo:
   - Eu lhe concederei o empréstimo se o senhor me disser qual dos meus olhos é um de vidro.
   Depois de examinar cuidadadosamente o olhar do executivo, o fazendeiro respondeu:
   - Seu olho esquerdo, senhor.
   - Errado! - exultou o gerente. - Por que o senhor disse que era o olho esquerdo?
   - Porque ele parecia ter um certo brilho de bondade que o direito não tinha - respondeu o fazendeiro.
   Certo dia, um grupo de amigos saiu pra calvagar. Depois de algum tempo, chegaram a um riacho que transbordava. Às suas margens, sentado um pobre homem que parecia desconsolado; não tinha condições de atravessar o córrego. Enquanto os cavaleiros passavam, o homem lhe examinou o rosto mas não disse nada. Quando o último cavaleiro estava para entrar na água, o solítário homem perguntou-lhe se faria a gentileza de levá-lo para o outro lado. O cavaleiro não apensa concordou imediatamente, mas também ajudou o homem a montar no cavalo.
   Quando chegara ao lado oposto, um dos cavaleiros levou o pobre homem para um lado e em voz baixa repreendeu-o por ter solicitado ao presidente dos Estados Unidos, Tomas Jefferson, que o transportasse para outra margem, sendo que podia ter feito o pedido a qualquer um dos demais homens. A explicação dele é esclarecedora: " Em alguns semblantes, está escrito 'Não' a um pedido que você pretende fazer, enquanto há outros rostos em  que está escrito 'Sim'.
   Se hoje alguém lhe pedisse um favor razoável e você tivesse condições de atendê-lo, que tipo de resposta essa pessoa veria em seu rosto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário