sábado, 8 de janeiro de 2022

Fora de Foco


        


   "Quando Ele estava saindo do templo, um de Seus discípulos Lhe disse: “Olha, Mestre! Que pedras enormes! Que construções magníficas!” Marcos 13:1



   Errar o alvo: essa é uma das definições bíblicas para pecado. Vem de hamartia que, em grego, significa “falhar no dever”, “fracassar”, “perder o foco”. É quando a ação ou a intenção, mesmo boa, não atinge o alvo certo. Desvia-se para algo periférico ou irrelevante, fica na superfície, perde de vista a essência. É quando você se distrai ou pega um atalho.

   Isso ocorre, por exemplo, com quem vai ao culto, mas não cultua. O texto é citado, e você não abre a Bíblia. E o hino? Você não canta, mesmo quando sabe. Só balbucia. Enquanto pregam ou leem algo, você olha as mensagens no celular. Vê fotos. Posta. Entra na rede social. Curte. Navega e, entorpecido, desaparece dentro do seu mundo, solitário. “Ora” de olhos abertos. Não se ajoelha. Não diz “amém”. Não medita, não se emociona, não questiona, não interage, não se deixa atingir. Está blindado. Não sabe o nome de quem está ao seu lado. Não lhe interessa. Você está ali, mas não está. Seu pensamento está longe. E o coração, por onde andará?

   Anos atrás em Madri, numa sexta-feira, à hora do pôr do sol, reuni (Júlio) os homens que tinham se oferecido para trabalhar de modo voluntário na reforma do templo. Alguns não eram cristãos. Outros tinham sido, mas haviam abandonado a fé. Ao abrir a Bíblia na história de Noé, agradeci a ajuda deles e lhes expliquei que nem todos os que trabalharam na arca foram salvos do dilúvio. Apelei para que não fossem meros construtores de templos, mas crentes fiéis. Colaborar com a igreja era uma boa ação, mas não o foco da ação. Eles entenderam a mensagem. Com o tempo, muitos deles entregaram a vida ao Senhor.

   Os discípulos de Jesus, diante do templo de Jerusalém iluminado pela luz dourada do entardecer, ficaram orgulhosos. Então chamaram a atenção do Mestre para aquele magnífico edifício. A resposta veio rápida e certeira: “Não ficará aqui pedra sobre pedra!” (Mt 24:2). Em seguida, Jesus muda o rumo da conversa, corrigindo o foco dos discípulos. Ele os faz ver o que realmente importa: as coisas do Céu, os planos de Deus para nós. Simples assim. É nisso que você acredita? Se for, peça a Deus em oração, e Ele lhe dará força para não se desviar nem se distrair, até alcançar a meta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário