domingo, 10 de outubro de 2021

A dor da decepção



   "Entregue suas preocupações ao Senhor, e Ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair." Salmo 55:22.



   Por mais que sejamos precavidos, a decepção é um elemento presente na vida. Muitas narrativas da Bíblia indicam isso. Moisés subiu ao Sinai para receber de Deus as tábuas da lei e ficou decepcionado quando retornou, vendo a apostasia do povo. Diante da Terra Prometida, 12 homens foram designados para espiar o território e trazer suas impressões, mas dez deles voltaram decepcionados, em virtude de sua visão limitada a respeito do poder divino. Em resposta à murmuração dos israelitas, que pediam um rei, Deus escolheu Saul, mas o monarca causou decepção ao se afastar do Senhor e agir de modo contrário à Sua Palavra. Esses exemplos nos mostram que a história humana está recheada de momentos decepcionantes.

   Quando somos decepcionados, o que podemos fazer? Em primeiro lugar, não devemos ignorar a realidade. Com medo da infelicidade, muitos se enclausuram e preferem evitar relacionamentos para evitar decepções. Isso é inútil. Aceitar que os desapontamentos são parte da vida é o primeiro passo para lidar com esse sentimento. Além disso, como cristãos, temos a certeza de que Deus usa os momentos difíceis para cumprir Seus propósitos em nós.

   Muitas vezes, Ele permite que experimentemos decepções com a intenção de provocar reflexão e amadurecimento, mostrar Seu cuidado e evidenciar que Ele nos fortalece em meio às aflições. De fato, as alternativas divinas estão sempre à nossa disposição. Contudo, às vezes, só as enxergamos quando falham as nossas.

   Se você estiver decepcionado com a vida, com algum familiar, amigo ou até mesmo com Deus, reflita nesta mensagem do Senhor: “‘Pois os Meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os Meus caminhos’, declara o Senhor. ‘Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os Meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os Meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos’” (Is 55:8, 9). Reflita sobre o porquê da decepção, confie em Deus e siga adiante. O Senhor é especialista em converter tristeza em alegria.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário