domingo, 17 de maio de 2020

Estudo 26 - A Perpetuidade da Lei


1. Quantos legisladores há?
"Um só é Legislador e Juiz, Aquele que pode salvar e fazer perecer." S. Tiago 4:12.

2. Que é dito da estabilidade do caráter de Deus?
"Porque Eu, o Senhor, não mudo." Malaquias 3:6.
"As obras de Suas mãos são verdades e justiça; fiéis todos os Seus preceitos.

3. Que duração têm os Seus mandamentos?
"As obras de Suas mãos são verdades e justiça; fiéis todos os Seus preceitos.Estáveis são eles para todo o sempre." Salmos 111:7 e 8.

4. Veio Cristo abolir ou destruir a lei?
"Não penseis que vim revogar a Lei e os Profetas: não vim revogá-los, mas dar-lhes pleno cumprimento." S. Matheus 5:17 (A Bíblia de Jerusalém),
"A lei; em sentido geral, os escritos de Moises; especialmente os
Mandamentos, ou lei moral, de que os escritos de Moisés derivaram o seu nome.
Os profetas; isto é, os escritos dos profetas. Nenhum destes veio Cristo destruir,
antes, pelo contrário, cumprir, ou provar-lhes o propósito.
"As leis dos judeus são em geral divididas em morais, cerimoniais e judicais. As leis morais são as que vêm da natureza das coisas, e não podem conseguinte, ser muda dasturas. Estas não podem ser abolidas, como nunca pode ser correto odiar a Deus ou aos semelhantes. Desta espécie são os Dez Mandamentos; e estes nosso Salvador nunca aboliu nem substituiu. As leis cerimoniais são as determinadas
para atender a certos estados da sociedade, ou regulamentar ritos religiosos e
cerimônias do povo. Estas poderão ser mudadas quando mudarem as circunstâncias, e não obstante, a lei moral permanece inalterável."
Barnes, sobre S. Matheus 5:18.
"Jesus não veio para mudar a lei, mas sim para explicá-la, e justamente essa circunstância mostra que ela permanece; visto não haver necessidade de explicar o que é abolido. ... Mas com essa explicação da lei Ele a confirmou; nem teria pensado em aboli-la, pois nesse caso não haveria necessidade de explicá-la. ... É evidente que o Mestre não veio alterar a lei, porque depois de havê-la unido à Suaprópria vida, Ele voluntariamente Se entregou para sofrer a sua penalidade, se bem que nunca a houvesse quebrado, sofrendo a penalidade por nós, como está escrito: "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-Se maldição por nós'.
Se a lei exigisse de nós mais do que deveria haver feito, teria o Senhor Jesus pago a penalidade resultante de suas exigências demasiado severas? Estou certo de que não o faria. Mas por exigir a lei somente o que devia exigir, isto é, obediência perfeita, exigia do transgressor apenas aquilo que devia exigir, ou seja, a more como penalidade pelo pecado no madeiro, levando sobre Si os nossos pecados, e expiando-os uma vez por todas." – The Perpetuity of the Law of God, C. M. Spurgeon, págs. 4-7.
"A lei moral contida nos Dez Mandamentos e corroborada pelos profetas, não aboliu. Não foi o propósito da vinda de Jesus revogar qualquer de suas tais como o dever de amar a Deus e a Suas cria.
Dr. Alberto a morte sob a ira divina - o Salvador foi pregado... Cada parte dessa lei precisa ficar em vigor para toda a humanidade e em todos os tempos, sem depender de tempo nem de lugar, ou de qualquer outra circunstância sujeita a mudança, mas da natureza de Deus e da natureza do homem, e da
imutável relação mútua."- João Wesley, em seus Sermons, vol. 1, Nº 25, págs.
221 e 222.

5. Quando usado com referência à profecia, que significa o termo
cumprir?
Levar efeito, acontecer, realizar, como ocorre no texto: "Para que se
cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías." S. Matheus 4:14.

6. Que significa o mesmo termo ao ser usado com referência à lei?
Observar, guardar, executar, agir de acordo com, como se verifica no texto:
"Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo." Gálatas .6:2. Ver
também S. Matheus 3:15; S. Tiago 2:8 e 9.

7. Como Se portou Cristo para com os mandamentos de Seu Pai?
"Como também Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai, e no Seu
amor permaneço." S. João 15:10.

8. Como deve andar alguém que professa estar em Cristo?
“Aquele que diz que permanece nEle, esse deve também andar como Ele
andou." I S. João 2:6.

9. Que é pecado?
"Todo aquele que comete pecado, quebra também a lei; e pecado é o quebrantamento da lei. " I S. João 4:4 (Versão Trinitária).
"Este texto não diz que o pecado foi ou era a transgressão da lei, mas que o é,
demonstrando assim que a lei ainda está em vigor na dispensação evangélica.
"Todo aquele", semelhantemente, mostra a universalidade de seus reclamos obrigatórios. Quem quer que, de qualquer nação, raça ou povo, cometa pecado, transgride a lei.

10. "Em que condição se acham todos os homens?
"Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus." Romanos 3:23.
11. Quantos estão inclusos em "todos" os que pecaram?
"Que se conclui? temos nós qualquer vantagem? não, de forma nenhuma; pois
já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do
pecado, "Romanos 3:9.

12. Por meio de que é possível provar que todos os homens são culpados?
"Ora, sabemos que tudo o que a lei diz aos que vivem na lei o diz, para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus." Romanos 3:19.
É o que a lei diz, e não o que se possa interpretar que ela signifique, que prova que o pecador é culpado. Além disso, Deus não faz acepção de pessoas, mas trata igualmente a cristãos e a ímpios. Em face da lei, todo o mundo é culpado perante Deus.

13. A fé em Deus anula, porventura, a lei?
Anulamos, pois, a lei, pela fé? Não, de maneira nenhuma, antes confirmamos a lei." Romanos. 3:31.

14. O que, sobretudo, prova a perpetuidade e imutabilidade da lei a
Deus?
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." S. João 11 "Cristo morreu pelos nossos pecados." I Coríntios 15:3.
Caso a lei pudesse haver sido abolida, e o pecado tratado dessa maneira Cristo não precisaria haver vindo e morrido por nossos pecados. A dádiva de Cristo, portanto, mais do que qualquer outra coisa, prova a imutabilidade da lei de Deus. Foi preciso que Cristo viesse e morresse, satisfazendo os reclamos da lei, porque do contrário o mundo pereceria. A lei não podia proporcionar o meio.
Diz Spurgeon em seu sermão sobre "A Perpetuidade da Lei de Deus": "Nosso Senhor Jesus Cristo deu maior reivindicação à lei, morrendo por haver ela sido quebrada, do que podem dar todos os perdidos por suas misérias." A circunstância de a lei dever ser a norma no juizo, é outra prova de Sua natureza permanente. Ver Eclesiastes 12:13 e 14; S. Tiago  2:8-12.

15. Que relação mantém para com a lei a pessoa justificada?
"Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que
praticam a lei hão se ser justificados. "Romanos 2:23.

16. A quem pertence a promessa de bênção pelo seu feito?
"Mas aquele que considera atentamente na lei perfeita, lei da liberdade, e nela
persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante; esse será bem-aventurado no que realizar." S. Tiago 1:25.

17. Por que meio sabemos que passamos da morte para a vida?
"Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. "I S. João 3:14.

18. E como podemos saber que amamos os irmãos?
"Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e praticamos os Seus mandamentos." S. João 5:2.

19. Que é o amor de Deus?
"Porque este é o amor de Deus que guardemos os Seus mandamentos." I S.João 5:3.

20. Como são descritos os que hão de estar preparados para a vinda de
Cristo?
"Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus." Apocalipse 14:12.



Nenhum comentário:

Postar um comentário