sábado, 30 de setembro de 2017

Estudo 15 - Salvação Somente por Cristo



1. Para que fim veio Cristo ao Mundo?
“Fiel é a palavra e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar pecadores, dos quais eu sou o principal.” I Timóteo 1:15.

2. Por que foi Ele chamado “Jesus”?
“Ela dará à luz um Filho e Lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o Seu povo dos pecados deles.” S. Matheus 1:21.

3. Haverá salvação mediante algum outro?
“E não salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” Atos 4:12.

4. Por intermédio de  quem somos reconciliados com Deus?
“Ora, tudo provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo, reconciliando o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.” II Coríntios 5:18 e 19.

5. Que se fez Cristo por nós, e com que propósito?
“Aquele que não conheceu pecado, Ele o fez pecado por nós; para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus.” II Coríntios 5:21.

6. Quanto dependemos de Cristo para a salvação?

“Eu sou a videira, vós os ramos... sem Mim nada podeis fazer.” S. João 15:5.

7. Que três características essenciais para um Salvador se encontram em Cristo?
Divindade. “Mas acerca do Filho: O Teu trono, ó Deus, é para todo o sempre.” Hebreus 1:8 Primeira parte.
Humanidade. “Vindo, porém a plenitude do tempo, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.” Gálatas 4:4.
Sem pecado. “O qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em Sua boca.” I.S. Pedro 2:22.

8. Como se demonstrou Cristo pelas Escrituras que o prometido Salvador do Mundo tanto devia ser divino como humano?
“Reunidos os fariseus, interrogou-os Jesus: Que pensais vós de Cristo? De quem é Filho? Responderam-lhe eles: De Davi. Replicou-lhes Jesus: Como, pois, Davi, pelo Espírito, chama-lhe Senhor, dizendo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que Eu ponha os Teus inimigos debaixo dos Teus pés? Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é Ele seu filho? S. Matheus 22:41 -15.
Comentou alguém esta importante verdade concernente à união do divino com o humano em Cristo, assim: “A divinidade necessita da humanidade  para que a esta proporcionasse um meio de comunicação entre Deus e o homem.  O Homem necessita de um poder fora e além das suas forças, que restaure à semelhança de Deus. Deve haver um poder que opere inteiramente, uma nova vida de cima, antes de o homem poder passar da pecaminosidade para a santidade. Esse poder é Cristo.”

09. Que dois fatos testificam da união da divindade com a humanidade em Cristo?
“Com respeito a Seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi, e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor.” Romanos 1:3 e 4.

10. Que grau atingiu a vitória de Cristo sobre a morte?
“Não temas; Eu sou o primeiro e o último, e Aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da morte e do inferno.” Apocalipse 1:17 e 18. Ver Atos 2:24.

11. Até que ponto chega a salvação alcançada em Cristo?
“Por isso também pode salvar totalmente os que chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” Hebreus 7:25.

12. Que devemos fazer, tendo tal salvador?
“Graças a Deus pelo Seu dom inefável.” II Coríntios 9:15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário