terça-feira, 7 de outubro de 2014

32 (História da Redenção) A Cura do Coxo - Parte 1



    Pouco depois do derramamento do Espírito Santo, e imediatamente depois de um período de fervorosa oração, Pedro e João, subindo ao templo para adorar, viram um pobre e infeliz coxo, de quarenta anos de idade, cuja vida não tinha sido senão de dor e enfermidade. Por muito tempo, esse desafortunado homem havia desejado ir a Jesus, para ser curado; mas encontrava-se quase ao desamparo, e muito afastado do cenário dos labores do grande Médico. Seus rogos finalmente induziram alguns amigos a levá-lo à porta do templo. Mas, ao chegar ali, descobriu que Aquele, em quem suas esperanças estiveram centralizadas, havia sido morto cruelmente. 

    Seu desapontamento provocou a simpatia dos que sabiam por quanto tempo avidamente esperara ser curado por Jesus, e diariamente o levavam ao templo, a fim de que os que passavam fossem pela piedade induzidos a dar-lhe alguns centavos para lhe aliviar as presentes necessidades. Ao passarem Pedro e João, pediu-lhes uma esmola. Os discípulos olharam-no com compaixão. "Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós." Atos 3:4. "Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo o Nazareno, levanta-te e anda." Atos 3:6.

    O semblante do pobre homem havia descaído quando Pedro declarou sua pobreza, mas iluminou-se de esperança e fé quando o discípulo prosseguiu. "E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus; e conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera." Atos 3:7-10. 

    Os judeus estavam estupefatos de que os discípulos pudessem realizar milagres semelhantes aos que foram realizados por Jesus. Ele, como supunham, estava morto, e esperavam que tão maravilhosas manifestações tivessem cessado com Ele. Contudo ali estava aquele homem, que durante quarenta anos fora um desamparado coxo, regozijando-se agora em pleno uso de seus membros, livre de dor, e feliz por crer em Jesus. 

    Os apóstolos viram o espanto do povo, e perguntaram-lhes porque estavam maravilhados ante o milagre que haviam testemunhado, e reverenciando-os como se fosse por seu próprio poder que tivessem feito aquilo. Pedro assegurou-lhes que aquilo fora feito mediante os méritos de Jesus de Nazaré, a quem eles rejeitaram e crucificaram, mas que Deus ressuscitara da morte ao terceiro dia. "Pela fé no Seu nome fez o Seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; e a fé que é por Ele deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde. E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos príncipes. Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os Seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer." Atos 3:16-18. 

    Depois da realização deste milagre o povo reuniu-se no templo, e Pedro dirigiu-lhes a palavra numa parte do templo, enquanto João falava a eles em outra parte. Os apóstolos, tendo falado claramente do grande crime dos judeus em rejeitar e matar o Príncipe da vida, foram cuidadosos em não levar seus ouvintes à exasperação ou desespero. Pedro estava disposto a diminuir a atrocidade de sua culpa tanto quanto possível, presumindo que eles tinham agido ignorantemente. Declarou que o Espírito Santo os estava chamando para o arrependimento de seus pecados e conversão, e que não havia esperança para eles exceto mediante a graça do Cristo que haviam crucificado; mediante fé nAquele que unicamente pelo Seu sangue podia cancelar os seus pecados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário