quarta-feira, 30 de julho de 2014

23 ( História da Redenção) - A Arca de Deus e o Sucesso de Israel - Parte 3



                                                         A Arca é Tomada

    "Sucedeu que, vindo a arca do concerto do Senhor ao arraial, todo o Israel jubilou com grande júbilo, até que a terra estremeceu. E os filisteus, ouvindo a voz do júbilo, disseram: Que voz de tão grande júbilo é esta no arraial dos hebreus? Então souberam que a arca do Senhor era vinda ao arraial. Pelo que os filisteus se atemorizaram: porque diziam: Deus veio ao arraial. E diziam mais: Ai de nós! que tal nunca jamais sucedeu antes. Ai de nós! quem nos livrará da mão destes grandiosos deuses? estes são os deuses que feriram aos egípcios com todas as pragas junto ao deserto. Esforçai-vos, e sede homens, ó filisteus, para que porventura não venhais a servir aos hebreus, como eles serviram a vós; sede pois homens, e pelejai. Então pelejaram os filisteus,  e Israel foi ferido, e fugiram cada um para a sua tenda; e foi tão grande o estrago, que caíram de Israel trinta mil homens de pé. E foi tomada a arca de Deus: e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram." I Samuel 4:5-11. 

    Os filisteus pensavam que esta arca era o deus dos israelitas. Não sabiam que o Deus vivo, que criou os céus e a Terra, e deu Sua lei, sobre o Sinai, mandava prosperidade e adversidade de acordo com a obediência ou transgressão de Sua lei, contida na arca sagrada. 

    Houve uma grande matança em Israel. Eli estava assentado junto ao caminho, vigilante, com o coração ansioso de receber notícias do exército. Estava temeroso de que a arca de Deus fosse tomada e poluída pelos filisteus. Um mensageiro do exército correu a Silo e informou a Eli que seus dois filhos tinham sido mortos. Suportou isso com certo grau de calma, pois tinha razões para esperá-lo. Quando, porém, o mensageiro acrescentou: "A arca de Deus é tomada" (I Samuel 4:17), Eli cambaleou de angústia sobre sua cadeira, caiu para trás e morreu. Ele partilhou da ira de Deus sobre seus filhos. Era culpado em grande medida de suas transgressões, porque criminosamente negligenciara reprimi-los. A captura da arca de Deus pelos filisteus foi considerada a maior calamidade que podia acontecer a Israel. A esposa de Finéias, prestes a morrer, chamou a seu filho Icabode, dizendo: "Foi-se a glória de Israel, porquanto a arca de Deus foi levada presa." I Samuel 4:21. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário