quarta-feira, 16 de julho de 2014

21 ( História da Redenção) A Morte de Moisés - Parte 1



                                                    A Morte de Moisés 

    Moisés logo devia morrer, e foi-lhe ordenado reunir os filhos de Israel antes de sua morte e referir-lhes todas as jornadas da multidão hebréia desde sua partida do Egito, e todas as grandes transgressões de seus pais, que tinham trazido os juízos de Deus sobre eles, compelindo-O a dizer que eles não entrariam na Terra Prometida. Seus pais tinham morrido no deserto, de acordo com a palavra do Senhor. Seus filhos tinham crescido, e a estes a promessa de posse da terra de Canaã devia ser cumprida. Muitos destes eram crianças quando a lei fora dada, e não tinham nenhuma recordação da grandeza do evento. Outros nasceram no deserto, e para que não deixassem de compreender a necessidade de serem obedientes aos Dez Mandamentos e a todas as leis e juízos dados a Moisés, foi ele instruído por Deus a recapitular os Dez Mandamentos, e todas as circunstâncias relacionadas com a doação da lei. 

    Moisés havia escrito num livro todas as leis e juízos dados por Deus, e havia fielmente registrado todas as Suas instruções dadas pelo caminho, todos os milagres que Ele havia realizado e todas as murmurações dos filhos de  Israel. Moisés tinha também registrado como fora vencido em conseqüência das murmurações deles. 

                                          Instrução Final a Israel 

    Todo o povo fora congregado diante dele, e ele leu os eventos de sua história passada, do livro que tinha escrito. Também leu as promessas de Deus a eles se fossem obedientes, e as maldições que sobre eles viriam, se fossem desobedientes. 
    Moisés relatou-lhes que, por sua rebelião, o Senhor várias vezes propusera destruí-los, mas que ele intercedera tão fervorosamente por eles, que Deus misericordiosamente os poupara. Relembrou-lhes os milagres que o Senhor operara em relação a Faraó e toda a terra do Egito. Disse-lhes: "Porquanto os vossos olhos são os que viram toda a grande obra que fez o Senhor. Guardai pois todos os mandamentos que Eu vos ordeno hoje, para que vos esforceis, e entreis, e possuais a terra que passais a possuir." Deuteronômio 11:7 e 8. 

    Moisés advertiu especialmente os filhos de Israel contra o serem seduzidos pela idolatria. Fervorosamente instou com eles para obedecerem aos mandamentos de Deus. Se demonstrassem obediência e amor ao Senhor, e O servissem com suas afeições não divididas, Ele lhes daria a chuva na estação certa, e faria que sua vegetação florescesse e seu rebanho aumentasse. Desfrutariam também especiais e exaltados privilégios, e triunfariam sobre seus inimigos. 

    Moisés instruiu os filhos de Israel de maneira fervorosa e impressiva. Sabia ser esta a última oportunidade de dirigir-se a eles. Acabou, então, de escrever num livro todas as leis, juízos e estatutos que Deus lhe havia dado, e também os vários regulamentos referentes     às ofertas sacrificais. Colocou o livro nas mãos dos homens que tinham o ofício sagrado e pediu que, para sua segurança, fosse colocado ao lado da arca sagrada, pois esta era objeto do contínuo cuidado de Deus. Esse livro de Moisés devia ser preservado, para que os juízes de Israel pudessem a ele recorrer se algum caso surgido o fizesse necessário. Um povo que sempre erra não raro entende que os reclamos de Deus favoreçam seu próprio caso; por isso, o livro de Moisés foi preservado num lugar muito sagrado, para futuras referências. 

    Moisés encerrou suas derradeiras instruções ao povo com um vigoroso discurso profético. Este foi patético e eloqüente. Por inspiração de Deus ele abençoou separadamente as tribos de Israel. Em suas últimas palavras demorou-se sobre a majestade de Deus e a excelência de Israel, que haveria de continuar para sempre, se Lhe obedecessem e se apoderassem de Sua força. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário