quinta-feira, 24 de abril de 2014

Abraão e a Semente Prometida - Parte 2


  Vacilando nas Promessas de Deus 

    Depois da separação de Abraão e Ló o Senhor disse-lhe: "Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para a banda do Norte, e do Sul, e do Oriente, e do Ocidente; porque toda esta terra que vês, eu hei de dar a ti, e à tua semente, para sempre. E farei a tua semente como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua semente será contada." Gênesis 13:14-16. "Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, e dizendo: Não temas, Abrão, Eu sou o teu escudo, e teu grandíssimo galardão." Gênesis. 15:1. 

  "Disse mais Abrão: Eis que me não tens dado semente, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro." Gênesis 15:3. 

    Como Abraão não tivesse filhos, a princípio pensava que seu fiel servo, Eliezer, devesse tornar-se filho por adoção e herdeiro. Mas Deus informou Abraão que seu servo não devia ser seu filho e herdeiro, mas que ele realmente teria um filho. "Então o levou fora, e disse: Olha para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente." Gênesis 15:5. 

    Se Abraão e Sara tivessem esperado em confiante fé no cumprimento da promessa de que teriam um filho, muita infelicidade teria sido evitada. Eles criam que seria tal como Deus havia prometido, mas não podiam crer que Sara, em sua idade avançada, pudesse ter um filho. Sara sugeriu um plano pelo qual pensava que a promessa de Deus pudesse ser cumprida. Ela suplicou a Abraão para tomar Hagar como esposa. Nisto ambos mostraram falta de fé e de perfeita confiança no poder de Deus. Por ter ouvido a voz de Sara e tomado Hagar como esposa, Abraão falhou em resistir à prova de sua fé no ilimitado poder de Deus, e atraiu sobre si e sobre Sara muita infelicidade. O Senhor intentava provar a firme fé e confiança de Abraão nas promessas que lhe fizera. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário