sábado, 26 de abril de 2014

9 - Abraão e a semente Prometida - Parte 3



    Arrogância de Hagar 

    Hagar era orgulhosa e jactanciosa, e se conduzia arrogantemente perante Sara. Vangloriava-se de que ia ser a mãe de uma grande nação, que Deus tinha prometido fazer de Abraão. E Abraão era compelido a ouvir as queixas de Sara em relação à conduta de Hagar, acusando Abraão de erro nesse assunto. Abraão sentiu-se afligido e disse a Sara que Hagar era sua serva, e que ela podia tê-la sob controle, mas recusou mandá-la embora, pois ela seria a mãe de seu filho, mediante quem pensava que a promessa seria cumprida. Informou a Sara que não teria tomado Hagar para esposa, se isto não tivesse sido seu pedido especial. 

    Abraão era também forçado a ouvir as queixas de Hagar quanto a abusos da parte de Sara. Abraão ficou perplexo. Se procurasse desagravar os erros de Hagar aumentaria o ciúme e infelicidade de Sara, sua primeira e bem-amada esposa. Hagar fugiu da face de Sara. Um anjo de Deus a encontrou e confortou, reprovando-a por sua conduta arrogante, ordenando o retorno a sua senhora e submissão sob suas mãos. 

    Depois do nascimento de Ismael, o Senhor manifestou-Se outra vez a Abraão e disse: "Estabelecerei o Meu concerto entre Mim e a tua semente depois de ti em suas gerações, por concerto perpétuo." Gênesis 17:7. De novo o Senhor repetiu pelo Seu anjo a promessa de dar a Sara um filho, e que ela seria mãe de muitas nações. Abraão ainda não compreendeu a promessa de Deus. Seu pensamento imediatamente recaiu sobre Ismael, pois pensava que através dele viriam as muitas nações prometidas, e exclamou em sua afeição por seu filho: "Oxalá que viva Ismael diante de Teu rosto!" Gênesis 17:18. 


    Outra vez a promessa foi definitivamente repetida a Abraão: "Na verdade, Sara tua mulher te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei o Meu concerto, por concerto com ele a Minha aliança, aliança perpétuo para a sua semente." Gênesis 17:19. Os anjos foram enviados pela segunda vez a Abraão, ao passarem  para destruir Sodoma, e repetiram mais distintamente a promessa de que Sara teria um filho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário