domingo, 7 de abril de 2013

Estudo 02 - O Estudo das Escrituras









1. Que conselho dá o profeta Isaías, referente as Escrituras?
“Buscai no livro do Senhor, e lede; nenhuma destas criaturas falhará.”
Isaiás 34:26.

2. Por que foram louvados os bereanos?
“Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessâlônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver as coisas eram de fato assim” Atos 17:11.
“Se a palavra de Deus fosse estuda com o deveria ser”, diz moderno estudante das Escrituras, “os homens teriam uma largueza de espírito, uma nobreza  de caráter e firmeza de um propósito raro se vêem nestes tempos. Bem pouco benefício, porém, se tira de uma leitura apressada das Escrituras. Poder-se-á ler a Bíblia inteira e contudo deixar de reconhecer-lhe a beleza ou compreender lhe o sentido profundo e oculto. Uma passagem que se estuda até que seu sentido seja claro ao espírito, e evidente sua relação para com o plano da salvação, é de maior valor que a leitura de muitos capítulos sem ter em vista nenhuma instrução positiva.”

3. Que comparação indica que algumas porções da palavra de Deus são mais difíceis de ser compreendidas que outras?
“Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tende novamente necessidade de alguém que vos ensine de novo quais são os princípios  elementares dos oráculos de Deus; assim vos tornaste como necessitados de leite, e não alimento sólido." Hebreus 5:12.

4. De que modo é melhor explicada esta comparação?
“Ora, toda a criança que se alimenta de leite, é inexperiente da palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.” Hebreus 5.13 e 14.

5. Que escritos são mencionados como contendo pontos difíceis de entender?
“E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo  a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos, como de fato costuma fazer em todas as epístolas , nas quais há certas coisa difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.” II S.Pedro 3:16 e 17.
Algumas passagem são demasiadamente claras, para sere mal interpretadas, enquanto a significação de outras não pode ser prontamente descoberta. Para se  obter pleno conhecimento de qualquer verdade bíblica , deve ser comparada passagem com passagem, e haver “cuidadoso exame e reflexão, acompanhados de oração”. Mas todo estudo feito desta maneira será largamente recompensado.

6. Quem somente compreende as coisas de Deus?
“Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito que nele está? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.” I Coríntios 2:11. 

7. De que maneira desvenda o Espírito os tesouros ocultos da verdade?
"Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus" I Corintios 2:10.

8.Qual é um propósito por que foi enviado o Espírito Santo?
"Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo que vos tenho dito". S. João 14:26.

9. Por que não pode o homem natural compreender as coisas do Espírito?
"Ora o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucuras; e não pode entedê-las porque elas discernem espiritualmente." I Corintios 2:14.

10. Por que esclarecimento espiritual devemos orar?
"Desvenda os meus olhos para que eu contemple as maravilhas da Tua lei" Salmos 119:18

11. Por que dom espiritual orava o apóstolo S.Paulo?
"Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dEle." Efésios 1:17

12. sob que guia é prometida a compreensão das coisas divinas?
"E se por inteligência, e por entendimento alçares a tua voz, se buscares a sabedoria como prata, e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus." Provérbios 2:3-5

13. Que grande benção conferiu Cristo aos discípulos depois da ressurreição?
"Então lhe abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras."S. Lucas 24:45

14.Que é prometido ao que está disposto a fazer a vontade de Deus?
"Se alguém quiser fazer a vontade dEle, conhecerá a respeito da doutrina, se e ela é Deus ou se  eu falo por mim mesmo." S. João 7:17.

15. Como reeprendeeu Cristo aqueles que, embora conhecessem as Escrituras, deixam de compreendê-las?
"Respondeu-lhes Jesus: Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus."S..Matheus 22:29

16.Quem podem as Escrituras fazer pelo que nelas crê?
"E que desde a infância sabe as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus." II Timóteo 3:15.

17. Quando perguntado por um doutor da lei quanto as condições para herdar a vida eterna, para quem chamou Jesus a atenção?
"Então Jesus lhe perguntou: Que está escrito na lei? Como interpretas? S.Lucas 10:26.

18. Sobre quem pronunciou Jesus a bem-aventurança?
"Ele porém, respondeu: Antes bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam."S.Lucas 11:28.

19. Que disse Cristo, do livro de Daniel?
"Quando, pois virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo ( quem lê, entenda)." S. Matheus 24:15.

20. Que outro livro da Escritura Sagrada é especialmente recomendado ao nosso estudo?
"Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia [ o livro do Apocalipse], e guardam as coisas que nela escritas, pois o tempo está próximo." Apocalipse 1:3.




Nenhum comentário:

Postar um comentário