quinta-feira, 2 de setembro de 2021

O melhor refúgio

 


   "Deus é o nosso refúgio e fortaleza [...]. Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar." Salmo 46:1, 2.



   Em Deus, temos segurança. A fé produz paz, esperança, transforma nossa maneira de ver a vida e nos assegura a certeza de que não estamos desamparados, ainda que o mundo seja cruel. De fato, Deus é a fonte de nossa verdadeira proteção.

   Em meio a todas as instabilidades que nos cercam, talvez as montanhas sejam o maior símbolo de solidez encontrado na natureza. Elas são fortalezas naturais, resistem a quase tudo, são perenes, parecem eternas. No entanto, no verso de hoje, é interessante notar a referência à terra que treme e às montanhas que se movem e afundam no coração do mar. O que o salmo está querendo nos dizer com isso? Significa que, mesmo quando o que parece imutável se mover, o cristão não precisa ficar com medo porque Deus é seu verdadeiro refúgio.

   Se algo grande e permanente como uma montanha pode se mover, cada refúgio humano pode eventualmente fracassar. Todos nós temos refúgios neste mundo, lugares e situações em que nos sentimos seguros: emprego, família, conta bancária, fama, diploma, status, relacionamentos. Mas cada refúgio humano, eventualmente, pode falhar.

   O que você faria se ruíssem as coisas nas quais mais confia? Se aquela garota que disse que nunca o deixaria o abandonasse sem explicações? Se seus pais se separassem, o emprego se fosse ou os amigos virassem as costas para você? O que faria se descobrisse que a pessoa mais religiosa que você conhece não vive o que prega e ensina? Infelizmente, essas coisas podem acontecer com qualquer pessoa neste mundo instável e desequilibrado. Por isso, Deus garantiu que estará com você mesmo no olho do furacão, e será seu refúgio e fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário