1.Qual é a instrução divina concernente à confissão do pecado?
“Dize aos filhos de Israel: Quando homem ou mulher cometer algum dos pecados em que caem os homens, ofendendo ao Senhor, tal pessoa é culpada. Confessará o pecado que cometer.” Números 5:6 e 7, primeira parte.
2. Quão fútil é procurar esconder o pecado?
“Porém, se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o Senhor; e sabei que o vosso pecado vos há de achar.” Números 32:23. “Diante de Ti puseste as nossas iniquidades, e sob a luz do Teu rosto os nossos pecados ocultos.” Salmos 90:8. “Todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos dAquele a quem temos de prestar contas.” Hebreus 4:13, última parte.
3. Que promessas é feita aos que confessam seus pecados?
“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. I. João 1:19.
4. Quais são os diferentes resultados de encobrir e confessar os pecados?
“O que encobre as suas transgressões, jamais prosperará, mas o que confessa e deixa, alcançará misericórdia. Provérbios 28:13.
5. Quão exatos deveríamos ser na confissão de nossos pecados?
“Será, pois, que, sendo culpado numa destas coisas, confessará aquilo em que pecou. Levítico 5:5.
“A confissão verdadeira tem sempre caráter específico e faz distinção de pecados. Estes podem ser de natureza que devem ser apresentados a Deus unicamente; podem ser faltas que devem ser confessadas a pessoas que por elas foram ofendidas; ou podem ser de caráter público, devendo então ser confessados com a mesma publicidade. Toda confissão, porém, deve ser definida e sem rodeios, reconhecendo justamente os pecados dos quais sois culpados.” – Caminho Para Cristo, pág 38.
6. Em que medida reconheceu Israel certa vez o seu mau proceder?
“Todo o povo disse a Samuel: Roga pelos teus servos ao Senhor teu Deus, para que não venhamos a morrer; porque a todos os nossos peados acrescentamos o mal de pedir para nós um rei. I Samuel 12:19.
7, Quando Davi confessou seu pecado, que disse ele haver Deus tento? "Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais oculte-i. Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e Tu perdoaste a 1/1471-idade meu pecado." Salmos 32:5. 8. Em que punha Davi a esperança de perdão? "Compadece-Te de mim, ó Deus, segundo a Tua benignidade; e segundo a multidão das Tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões." Sal_ 51.1. 9. Que está Deus pronto a fazer por todos os que buscam perdão? "Pois Tu, Senhor. es bom e compassivo; abundante em benignidade para com todos os que Te invocam."Salmos 86:5. 10. Qual é a medida da grandeza da misericórdia de Deus? -Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a Sua misericórdia para com os que O temem." Salmos 103:11. 11. Em que medida perdoa o Senhor quando alguém se arrepende? "Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo os seus pensamentos; converta-se ao Senhor. que Se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico mi perdoar." Isaías 55:7. 12. Qual é a razão dada para a prontidão de Deus em perdoar o pecado? "Quem. ó Deus, é semelhante a Ti, que perdoas a iniquidade, e Te esqueces da transgressão do restante da Tua herança? O Senhor não retém a Sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia." Miqueias 7:18. Ver Salmos 78:38. 13. Por que manifesta Deus tal misericórdia e longanimidade para com os homens? "Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, se- não que todos cheguem ao arrependimento." 11 S. Pedro 3:9.
14. Que oração fez Moisés em favor de Israel?
" Perdoa, pois a iniquidade deste povo, segundo a grandeza da Tua misericórdia, e como também tens perdoado a este povo desde a terra do Egito até aqui." Números 14:19.
15. Qual foi a imediata resposta do Senhor?
" Tomou-lhe o Senhor.Segundo a tua palavra Eu lhe perdoei." Números 14:20.
16. Quando o filho pródigo, da parábola, se arrependeu e voltou ao lar, o que dez o pai?
"Vinha ele ainda longe, quando o seu pai o avistou e, comparecido dele, correndo, o abraçou e beijou?" S.Lucas 15:20, última parte.
17. Como manifestou o pai sua alegria pela volta do filho?
"O pai, porém disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também e matai o novilho cevado.Comamos e regizijemo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado." S.Lucas 15:22-24, última parte.18. O que há no céu, quando se arrepende um pecador?
"Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende." S.Lucas 15.10.
19. Que disse Ezequias haver Deus feito com os pecados dele?
"Eis que foi para minha paz que tive eu grande amargura; Tu, porém, amaste a minha alma e a livraste da cova da corrupção, porque lançasse para trás de ti todos os meus pecados." Isaías 38:17.
20. Em que medida deseja Deus separar-nos do pecado?
"E lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar. Miqueias 7:19 última parte. "Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões." Salmos 103:12.
21. Como atendeu o povo a pregação de João?
"Então saíam a ter com ele Jerusalém, toda a Judeia e toda a circunvizinhanca do Jordão; e eram, por ele batizados no Rio Jordão, confessando os seus pecados." S. Matheus 3:5 E 6.
22. Como manifestaram alguns crentes de Éfeso a sinceridade da confissão de seus pecados?
"Muitos dos que creram vieram confessando e denunciando publicamente as suas próprias obras. Também muitos dos que haviam praticado artes mágicas, reunindo os seus livros, os que queimaram diante de todos. Calculados os seus preços, achou-se que montavam a cinqüenta mil cenários." Atos 19:18
23. Por meio de quem são concedidos arrependimento e perdão? "O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós matastes, pendurando-0 num madeiro. Deus, porém, com a Sua destra, O exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados." Atos 5:30 e 31.
24. Qual é o único pecado imperdoável? "Por isso vos declaro: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espirito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á isso perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir." São Matheus 12:31 e 32. Sendo o Espírito Santo o agente que convence do pecado, e traz e oferece per- dão por meio da Palavra, negar a obra do Espírito equivale a recusar o perdão. Noutras palavras, o único pecado imperdoável é o que recusa o perdão.
25. Sobre que, ensinou Cristo, devemos basear nossas petições de perdão? "E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores." São Matheus. 6:12.
26. Que espírito devem acariciar aqueles a quem Deus perdoa? "Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste Vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tão pouco Vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas." S. Matheus 6:14 e 15.
27. Que exortação se baseia no fato de nos haver Deus perdoado? Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns dos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou." Efésios 4:32.
28. Em que condição se encontram os que têm os pecados perdoados? Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniquidade, e em cujo espírito não há dolo." Salmos 32:1 e 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário