segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Observe O Estresse




     

   "Cantarei ao Senhor toda a minha vida; louvarei ao meu Deus enquanto eu viver. Seja-Lhe agradável a minha meditação, pois no Senhor tenho alegria. Salmo 104:33, 34"


   Faz algum tempo que as pessoas estão falando sobre o estresse. Há muita conscientização em relação a isso. De acordo com o Oxford Advanced Learner’s Dictionary, o estresse (sob pressão mental) é “pressão ou preocupação causada pelos problemas na vida de alguém”.

   José Carlos Rando, teólogo e conselheiro familiar, escreveu no prólogo do livro Sem Stress, do Dr. Julián Melgosa, que “todos [...] necessitam, não só de controlar, como também de aprender a solucionar o estresse, atacando-o na sua origem” (Publicadora Atlântico: Portugal, p. 8).

   No livro do Dr. Melgosa, ele separa o que é e o que não é estresse. O estresse é a reação do corpo à demanda; um estado de severa tensão fisiológica e psicológica; preparação para luta ou fuga; e o início de uma série de doenças. Por outro lado, o estresse não é necessariamente ruim, pois às vezes ajuda a pessoa a atingir os objetivos desejados.

   Os psicólogos Lazarus e Folkman (citados no mesmo livro) concluíram que as pessoas avaliam o estresse como (1) um dano irreparável que ocorreu; (2) um perigo; (3) ou um desafio.

   Quando as pessoas interpretam os problemas de acordo com a conclusão número 1, elas se dedicam à autopiedade, o que bloqueia “qualquer chance de mudar suas circunstâncias”.

   Quando elas consideram um problema de acordo com a conclusão número 2, visualizam apenas consequências negativas e o futuro com apreensão.

   Aquelas que olham para um problema de acordo com a conclusão número 3, percebem que não podem mudar o passado e não acreditam que ganharão qualquer coisa punindo a si mesmas. Então elas se fortalecem no preparo para o futuro, com a mente concentrada em alcançar seu objetivo.

   Gostaria de compartilhar um excelente antídoto para o estresse. Está no texto bíblico de hoje, o Salmo 104:33 e 34: “Cantarei ao Senhor [...]; louvarei ao meu Deus enquanto eu viver. Seja-Lhe agradável a minha meditação, pois no Senhor tenho alegria.” Se fizermos o que esses versos dizem, poderemos controlar o estresse.


Rosenita Christo

Nenhum comentário:

Postar um comentário