terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Tempo de ser puro




   "Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja." Gálatas 5:19



   Sansão havia sido escolhido por Deus para ser um libertador. O povo de Israel vivia sob ataque de nações inimigas, sabendo bem o que significava servir a seus algozes. Nesse contexto, entra em cena o libertador. Ele fora criado para cumprir o propósito de Deus. Sansão sabia que, para que se cumprissem os planos divinos, deveria obedecer. Mas ele se encantou com a beleza de uma mulher e com a própria força. Seu currículo incluía os animais ferozes que havia matado (Juízes 14:5, 6) e os muitos adversários derrotados (Juízes 15:14-16).

   Em sua trajetória, Sansão se deixou levar pela vaidade e sensualidade: “Certa vez Sansão foi a Gaza, viu ali uma prostituta, e passou a noite com ela” (Juízes 16:1). O escolhido de Deus se entregou à impureza e desceu ao mais profundo abismo moral e social. Confiava mais em sua força do que em Deus. Como resultado, de libertador passou a prisioneiro.

   Na vida, nossa conduta pode ser direcionada pela verdade ou pelo erro. Essas duas posturas determinam o grau de pureza e integridade de nossos atos. Sansão foi chamado para praticar a pureza e a santidade, mas falhou. Em todas as épocas, o Espírito Santo tem chamado pessoas para serem especiais, para trocarem o pecado pela santidade, deixando de olhar para si em troca de amizade e comunhão com Deus, saindo da escravidão dos impulsos naturais, desejos egoístas e ambições para a pureza de propósitos e humilde submissão à vontade de Deus.

   Hoje, o escolhido é você. Escolhido para ter uma vida de pureza, serviço e obediência ao chamado de Deus. Qual será sua resposta? Você terá coragem de ser diferente ou será mais uma vítima da vaidade e da sensualidade? “Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza” (1Timoteo 4:12, 13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário