domingo, 7 de junho de 2020

Estudo 29 - A Lei de Deus na era Patriarcal



1. Pode haver pecado onde não existe lei?
"Porque a lei suscita a ira; mas onde não há lei, também não há transgressão."
O Pecado não é levado em conta quando não há lei." Romanos 4:15; 5:13 (u.p.).

2. Por meio de que  se adquire o conhecimento do pecado?
"Pela lei vem o pleno conhecimento do pecado." "Eu não teria conhecido, senão  por intermédio da lei." Romanos3:20 (u.p.); 7:7.

3. Que declaração mostra que o pecado estava no mundo antes de ser dada a lei no Monte Sinai?
"Porque até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei." Romanos 5:13.
A circunstância de o pecado haver sido imputado antes de ser dada a lei no Sinai é prova concludente de que a lei existia antes daquele acontecimento.

4. Quando entraram no mundo o pecado e a morte?
"Portanto, assim como por um só homem [Adão] entrou o pecado no mundo, e pelo  pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram." Romanos 5:12.

5. Com que palavras advertiu Deus a Caim?
"Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta." Gênesis 4:7.

6. Que mostra que Deus considerou Caim pecador?
"E disse Deus: Que fizeste?A voz do sangue de teu irmão clama da terra a
Mim. Es agora, pois, maldito por sobre a terra cuja boca se abriu para receber de
tuas mãos o sangue de teu irmão." Gênesis 4:10 e 11.

7. Que diferença de caráter existia entre Caim e Abel?
"Não segundo Caim, que era do maligno e assassinou a seu irmão; e por que
o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas." I S.João 3:12.
Deveria, pois, ter havido uma norma naquele tempo, pela qual era aferido o
caráter dos homens. Essa norma deve ter estabelecido a diferença entre o bem e o
mal, e apontado aos homens o dever. Mas isso no âmbito da lei de Deus.
Conseqüentemente, a lei de Deus deve haver estado em vigor naquele tempo.

8. Em que estado estava o mundo antes do dilúvio? 
A Terra estava corrompida à vista de Deus, e cheia de violência." Gênesis 6:11.

9. Que Se propôs Deus a fazer com o povo daquele tempo?
"Então disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens: eis que os farei perecer juntamente com a Terra"Gênesis 6:13.

10. Como é chamado Noé?
"E não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça." II S. Pedro 2:5.
Noé deve haver advertido do pecado aos antediluvianos, e pregado arrependimento e aquela obediência da fé que põe a vida em harmonia com a lei de Deus.

11. Por que destruiu o Senhor a Sodoma?
"Ora os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor." Gênesis 13:13.

12. De que espécie eram as suas obras?
"E livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados (porque este justo, pelo que via e ouvia quando habitava entre eles, atormentava a sua alma justa, cada dia, por causa das obras iníquas daqueles)." II S.Pedro 2:7 e 8.
Suas obras não teriam sido iníquas caso não houvesse estado em vigor uma lei.

13. Que disse José, no Egito, quande tentado a pecar?
"Como, pois, cometeria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?" Gênesis 39:9.

14. Que disse Deus a Abraão no tocante aos amorreus?
"Na quarta geração tornarão para aqui; porque não se encheu ainda a medida da iniquidade dos amorreus." Gênesis 15:16.

15. De que pecado eram especialmente culpados os amorreus?
"Que fez [Acabe] grandes abominações, seguindo os ídolos, segundo tudo o que fizeram os amorreus, os quais o Senhor lançou fora de diante dos filhos de Israel." I Reis 21:26.

16. Por que aborrecia o Senhor aos cananeus?
"Guardai, pois, todos os Meus estatutos, e todos os Meus juízos, e cumpri-os,
para que vos não vomite a terra, para a qual Eu vos levo para habitardes nela. Não
andeis nos costumes da gente que eu lanço fora de diante de vós, porque fizeram.
todas estas coisas; por isso Me aborreci deles." Levíticos 20:22 e 23.
A declaração de que "fizeram todas estas coisas", refere-se ao que fora previamente proibido aos israelitas. Entre essas coisas estava o culto idólatra (Levíticos 20:1-5), mostrando que os gentios, tanto quanto os judeus, estavam sujeitos a e de Deus, e eram aborrecidos por Deus por violá-la.

17. Por que fez Deus Sua promessa à semente de Abraão?
"Porque Abraão obedeceu à Minha palavra, e guardou os Meus mandados, Meus preceitos, os Meus estatutos e as Minhas leis." Gênesis 26:5.
Por conseguinte, os mandamentos e as leis de Deus existiam ao tempo e Abraão.

18. Antes de dar a lei no Sinai, que disse Deus por haverem algumas pessoas para recolher maná no sétimo dia?
" Então  disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os Meus mandamentos e as Minhas leis?" Êxodo 16:28.

19. Havia Deus falado no tocante ao sábado, antes dessa época?
"Respondeu-lhes ele: Isto é o que disse o Senhor: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor." Êxodo 16:23 (prim. parte).

20. Antes de chegarem ao Sinai, que ensinara Moisés a Israel?
"Quando tem alguma questão vem a mim, para que eu julgue entre um e outro,
e lhes declare os estatutos de Deus e as Suas leis." Êxodo 18:16.
Tudo isto mostra que a lei de Deus existiu desde o princípio, sendo conhecida
e ensinada no mundo antes de ser proclamada no Monte Sinai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário