1. Qual é um dos usos da lei?
Visto que ninguém será justificado diante dEle por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado." Rom. 3:20.
2. Tornando assim conhecido o pecado, e a conseqüente necessidade de um Salvador, que parte desempenha a lei?
"De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de
que fossemos justificados por fé." Gálatas 3:24.
3. Que declara ser o evangelho?
"Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que cré, primeiro do judeu e também do grego."
Rom. 1:16.
4. Qual é a significação do nome aplicado pelo anjo ao Salvador antes de Seu nascimento?
"Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o Seu povo dos pecados deles." S. Matheus 1:21.
5. Em quem há poder para salvar do pecado revelado?
"Mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura
para os gentios, mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos.
pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." I Coríntios 1:23 e 24.
6. Que foi predito a respeito da atitude de Cristo para com a lei de Deus?
"Então Eu disse: Eis aqui estou, no rolo do livro está escrito a Meu respeito; agrada-Me fazer a Tua vontade, ó Deus Meu: dentro em Meu coração está a Tua lei." Salmos 40:7 e 8.
7. Qual é a primeira promessa do novo concerto?
"Porque este é o concerto que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor: Porei as Minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei." Hebreus 8:10.
8. Qual é a relação de Cristo para com o novo concerto?
*Mas agora alcançou Ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador dum melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas. "Hebreus 8:6.
9. Como é de outra maneira descrita esta mesma obra em favor do homem?
"Pois todo sumo sacerdote é constituído para oferecer assim dons como sacrifícios; por isso era necessário que também esse sumo sacerdote tivesse o que oferecer. Ora, se Ele estivesse na Terra, nem mesmo sacerdote seria, visto existirem aqueles que oferecem os dons segundo a lei." Hebreus 8:3 e 4.
10. Que é necessário da parte do indivíduo a fim de receber o benefício da obra de Cristo?
Porque com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação." Romanos 10:10.
11. Que confiou S. Paulo conseguir, pela fé em Cristo?
"Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus meu Senhor: por amor do qual, perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo, e ser achado nEle, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fe.” Filipenses 3:8 e 9.
12. Que relação mantém a lei para com esta justiça?
"Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas." Romanos 3:21.
13. Anula-se a lei pela fé que traz a justiça?
"Anulamos, pois, a lei, pela fé? Não, de maneira nenhuma, antes confirmamos a lei.” Romanos 3:31.
A lei revela a perfeição de caráter requerida, dando assim a conhecer o pecado; é, porém, impotente quanto a conferir o caráter exigido. No evangelho, a lei, primeiramente escrita no coração de Cristo, vem a ser a "lei do Espírito de vida em Cristo Jesus", e transfere-se assim para o coração do crente, no qual Cristo mora pela fé. Por essa forma cumpre-se a promessa do novo pacto, quanto a ser a lei escrita no coração. Isso é uma genuína experiência de justiça pela fé - uma justiça testificada pela lei, e revelada na vida em harmonia com a lei. Vê-se assim que o evangelho é a providência tomada para restaurar a lei em seu lugar no coração e na vida daquele que crê em Cristo, e aceita Sua obra mediadora.
Uma fé semelhante, em vez de anular a lei, confirma-a no coração do crente. O evangelho, portanto, não é contrário à lei, antes nos apresenta e mantém a lei em Cristo.
14. Que tirou Cristo?
"No dia seguinte, viu João a Jesus que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro
de Deus, que tira o pecado do mundo!" S. João 1:29.
15. Que aboliu Cristo?
"E manifestada agora pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o
qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante
o evangelho." II Tim. 1:10.
16. Que mudança se opera por meio do evangelho?
“E todos nós com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito." II Coríntios 3:18.
Pretende-se, às vezes, que Cristo tenha mudado, abolido ou tirado a lei, e posto em seu lugar evangelho, mas isso mostra a falsa compreensão da obra verdadeira de Cristo. O crente é transformado pela contemplação da glória revelada no evangelho (II Coríntios 4:4; S. João 1:14), a morte foi abolida pela morte de Cristo; e o pecado foi tirado por Aquele que levou sobre Si todo pecado; mas a lei de Deus ainda permanece inalterada como o próprio fundamento de Seu trono.
17. Que interpretação espiritual de Cristo ao sexto mandamento?
Ouvistes que foi dito nos antigos No matarás aquele que matar de responder em juízo. Eu porém, vos digo: Todo aquele que se encolerizar contra ou irmão terá de responder om juízo, aquele que chamar no seu irmão: Cretino estará sujeito ao julgamento do Sinédrio, aquele que lhe chamar: 'Louco tera de responder so julgamento da gena de fogo." S Matheus 5:21 e 22 (Biblia de Jerusalem)
18. Como interpretou Ele o sétimo mandamento?
"Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já adulterou com ela ." S. Matheus 5:27 28
19. De que profecia era este ensino o cumprimento?
"Foi do agrado do Senhor, por amor da sua própria justiça, engrandecer a lei, e fazê-la gloriosa." Isaías 42:21.
Cristo não somente deu interpretação espiritual a lei, e observou a Ele próprio de acordo com essa interpretação, mas morrendo na cruz para pagar a penalidade das transgressões da lei, mostrou sua santidade e natureza imutável. Dessa maneira, sobretudo, engrandeceu a lei, e mostrou-lhe a natureza imutável, imperecível e de grande alcance.
20. Em que promessa foi o evangelho pregado a Abraão?
"Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em li serão abençoados todos os povos. Galátas 3:8
21. Em que base foi Abraão tido como justo?
"Pois, que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para Justiça." Romanos 4:3.
22. Que texto elimina toda esperança de justificação pelas obras?
"Visto que ninguém será justificado diante dEle por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado." Romanos 3:20.
23. De que maneira são justificados os que crêem em Jesus?
"Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus." Romanos 3:24.
24. Depois de se haver operado esta obra da graça, presumir-se-á que o crente continue em pecado?
"Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?" Romanos 6:1 e 2.
Mesmo nos dias de Abraão, foi, como agora, pregado o mesmo evangelho de justificação pela fé, ao passo que a lei revelou o pecado, e testemunhou a justiça obtida pela fé, tal como ocorre desde a cruz, Disto se evidencia que a relação entre a lei e o evangelho tem sido sempre a mesma.
25. Qual foi a atitude pessoal de Cristo para com a lei?
"Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas: não vim para revogar, vim para cumprir." S. Matheus 5:17. "Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor; assim como também Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai, e no Seu amor permaneço." S. João 15:10
26. Que texto mostra que o povo remanescente de Deus terá justa concepção da devida relação entre a lei e o evangelho?
"Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus,
Nenhum comentário:
Postar um comentário