1. Como descreve Neemias a entrega da lei no Sinai?
"Desceste sobre o Monte Sinai, do céu falaste com eles, e lhes deste juízos
tos leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons. O Teu santo sábado lhes
fiseste conhecer; preceitos, estatutos e lei, por intermédio de Moisés Teu servo,
Ihes mandaste." Neemias 9:13 e 14.
2. Qual a vantagem principal atribuida aos judeus?
"Qual é, pois, a vantagem do judeu? ou qual a utilidade da circuncisão? Muita,
sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os
oráculos de Deus.
A lei não foi dada a esse tempo exclusivamente para beneficio dos hebreus.
Deus os honrou fazendo-os depositários e conservadores da Sua lei, mas pre-
tendia que ela fosse retida por eles como um legado sagrado para o mundo
inteiro. Os preceitos do Decálogo adaptam-se a toda a humanidade, e foram
dados para a instrução e governo de todos. "Dez e autorizados, abrangem o dever do
Deus os honrou fazendo-os depositários e conservadores da Sua lei, mas pre-
tendia que ela fosse retida por eles como um legado sagrado para o mundo
inteiro. Os preceitos do Decálogo adaptam-se a toda a humanidade, e foram
dados para a instrução e governo de todos. "Dez e autorizados, abrangem o dever do
homem para com Deus e para com seus semelhantes"; e são todos alicerçados no
grande princípio fundamental do amor: "Amarás ao Senhor as tuas forças e de todo
o teu entendimento; e amarás o teu próximo como a ti mesmo." S. Lucas 10:27.
Nos Dez Mandamentos esses princípios são apresentadospormenorizadamente e aplicados
à condição e circunstâncias do homem.
3. Antes da entrega da lei no Sinai que disse Moisés quando Jetro o inter-
rogou no tocante à maneira de ele julgar o povo?
"Quando tem alguma questão vem a mim, para que eu julgue entre um e outro,
e [eu] lhes declare os estatutos de Deus e as Suas leis." Êxodo 18:16.
4. Que explicação deu Moisés aos príncipes de Israel, atinente à guarda do
maná no sétimo dia, no deserto de Sim, antes de chegarem ao Sinai?
"Respondeu-lhes ele: Isto é o que disse o Senhor: Amanhã é repouso, o santo
sábado do Senhor. ... Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não
haverá." Êxodo 16:23-26.
5. Ao saírem alguns no sétimo dia para colher maná, que disse o Senhor a
Moisés?
"Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os Meus
mandamentos e as Minhas leis?" Êxodo 16:28.
06. Que outra evidência temos de que a lei moral existiu antes de ser
proclamada no Monte Sinai?
Porque, como pela desobediência de um só homem muitos se tornaram pecadores,
assim também por meio da obediência de um só muitos se tornaram justos." Romanos 5:19.
"Todo aquele que pratica o pecado, também transgride a lei: segue-se já existia a lei no Éden porque o pecado é a transgressão da lei." I S. João 3:4.
O homem pelo qual entrou o pecado no mundo, foi Adão. Visto como o pecado é
o quebrantamento ou transgressão da lei, segue-se que já existia a lei no
Éden. Do contrário não teria havido transgressão nem pecado.
Diz o Epitome of Pontoppidan's Explanation of Martin Luther's Small
Catechism (1935), pág. 7:
"Como revelou Deus essa lei?
"Por ocasião da criação Ele a escreveu no coração dos homens, e por isso é
chamada a lei da natureza. Romamos 2:15.
"Não revelou Deus a lei de alguma outra maneira?
"Sim, Ele a deu no Monte Sinai, escrita sobre duas tábuas de pedra."
7. Que é dito ser a lei?
"Por conseguinte a lei é santa: e o mandamento, santo e justo e bom. Acaso o
bom se me tornou em morte? De modo nenhum; pelo contrário, o pecado, para
revelar-se como pecado, por meio de uma coisa boa causou-me a morte; a fim de
que pelo mandamento se mostrasse sobremaneira maligno." Romanos 7:12 e 13.
8. Para que fim foi introduzida a lei?
"Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa." Romanos 5:20.
Pela doação da lei no Sinai, portanto, Deus pretendia, não aumentar ou
multiplicar o pecado, porém que os homens, por meio duma nova revelação
dEle e de Seu caráter e vontade, numa lei expressa e escrita com perfeita
clareza, vissem melhor a terrível pecaminosidade do pecado, e, assim, o seu
estado desesperançado e arruinado. Enquanto estava no Egito, rodeado de
idolatria e pecado, e como resultado de sua longa escravidão e dura servidão,
o próprio Israel, que era o povo peculiar de Deus, havia grandemente esquecido a
Deus e perdido de vista Seus reclamos. Sem que alguém se convençade que é pecador,
não pode ver sua necessidade dum Salvador do pecado. Dai a doação ou nova publicação
da lei para o mundo, por meio de Israel no Sinai.
9. Por que meio nos vem o conhecimento do pecado?
"Pela lei vem o pleno conhecimento do pecado." Rom. 3:20. Ver também
Romanos 7:7.
10. Que uso devemos fazer da lei de Deus?
"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo
legítimo." I Timóteo 1:8.
11. Como é indicado o uso legítimo da lei?
"Tendo em vista de que não se promulga a lei para quem é justo, mas para
transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, impios e profanos, parricidas e
matricidas, homicidas, impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros,
e para tudo quanto se opõe à sã doutrina." I Timóteo 1:9 e 10.
Noutras palavras, o uso legitimo da lei escrita é mostrar o que é o pecado,
convencer os pecadores de que eles são pecadores, e precisam dum Salvador. O
desígnio de Deus, ao dar a lei no Sinai, foi convencer o homem do pecado, e conduzi-lo
assim a Cristo.
12. Quem diz Cristo precisa de médico?
"Os sãos não precisam de médico, e, sim, os doentes." S. Matheus 9:12. (u.p.)
Falando de como tratar os "que não sentem os seus pecados" nem "têm pro-
funda convicção de culpa", D. L. Moody, em seus Sermões, Apelos e Orações,
diz: "Fazei tão-somente que a lei de Deus opere em tais pessoas, e as mostre a si
próprias como realmente são. ... Não busqueis curar a ferida antes de o ferimen-
to ser sentido. Não procureis ministrar o consolo do evangelho sem que vossos
conversos vejam que pecaram – vejam-no e também o sintam.
13. A quem diz Cristo haver vindo chamar ao arrependimento?
"Pois não vim chamar justos, e, sim, pecadores [ao arrependimento]." S. Matheus
9:13. (u.p.)
14. Qual é a força do pecado?
"O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei." I Coríntios 15:56.
15. Qual é o salário do pecado?
"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida
eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 6:23.
16. Poderá uma lei que condena alguém, conceder-lhe vida?
"E, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum.
Porque se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade
seria procedente de lei." Gálaltas 3:21.
17. Qual, pois, foi o propósito ou desígnio especial de a lei ter sido dada no
Sinai?
"De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de
que fôssemos justificados por fé." Gálatas 3:24.
"Para que existe a lei de Deus? para a guardarmos a fim de sermos salvos
por ela? De maneira nenhuma. Foi-nos dada com o fim de mostrar-nos que não
podemos ser salvos pelas obras, e limitar-nos a ser salvos pela graça. Mas se
presumis que a lei está alterada para que o homem a possa observar, deixai-lhe
sua velha esperança legal, e ele está certo de poder a ela apegar-se.
Necessitais duma lei perfeita que mantenha o homem, quando apartado de
Cristo, em estado de desesperança, ponha-o numa jaula de ferro, feche-o a
cadeado e não lhe ofereça escape algum se não o da fé em Cristo; então se
porá a gritar: 'Senhor, salva-me pela graça, pois percebo que não me posso
Saivar por minhas próprias obras.' E assim é que S. Paulo o apresenta aos
Gálatas: 'A Escritura incluiu a todos sob o pecado, para que a promessa pela te
de Jesus Cristo pudesse ser concedida aos que crêem. Mas antes de vir a té,
éramos mantidos sob a lei, retidos dentro da fé que depois se revelaria. Por
essa causa a lei era nosso aio para conduzir-nos a Cristo, a fim de sermos justificados
pela fé.' Digo-vos que, pondo de parte a lei, despojastes o evangelho
de seu auxiliar mais competente. Tirastes dela o aio que leva os homens a
Cristo. Eles nunca aceitarão a graça sem que tremam perante uma lel Justa e
santa. Por conseguinte, a lei serve ao mais necessário e bendito propósito, e
não deve ser removida do lugar que ocupa." - The Perpetuity of the Law of
God, C. H. Spurgeon, págs. 10 e 11.
"E observe-se que a lei não atingiu esse fim meramente entre os judeus, nos
dias dos apóstolos; ela é igualmente necessária para os gentios, até à hora presente.
Nem verificamos que o verdadeiro arrependimento ocorre onde a lei moral não é
pregada nem apresentada com insistência. Os que só pregam o evangelho aos
pecadores, na melhor das hipóteses só curam superficialmente a ferida da filha do
Meu povo." - Dr. Adão Clarke, em Rom. 7:13, (edição de 1860).
Comentando Gálatas 3:23, em seu livro Sermon Notes, CCXII, diz Spurgeon: "Ai
temos uma história resumida do mundo antes de o evangelho ser amplamente revelado pela vinda de nosso Senhor Jesus. ... A história de cada alma salva é miniatura da história de todos os tempos." Isto é, em sua experiência, cada individuo salvo está primeiramente em trevas; vai então ao Sinai e aprende que é pecador; isso o leva ao Calváriopara obter o perdão de seus pecados, e alcançar, assim, ampla e final salvação.
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