domingo, 26 de abril de 2020

Estudo 22 - Justificação pela fé



1. Qual é, da parte de Deus, a base da justificação?
"A fim de que, justificados por graça, nos tornemos Seus herdeiros, segundo a
esperança da vida eterna." Tito 3:7.

2. Qual é o meio por que essa graça justificadora se torna proveitosa ao
pecador?
"Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo Seu (de Cristo] sangue, sere.
mos por Ele salvos da ira." Romanos. 5:9

3. De que mancira nos apossamos da justificação?
"Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das
obras da lei." Romanos 3:28.

4. Qual é o único meio por que os pecadores podem ser justificados, ou
tornados justos?
"Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e, sim,
mediante a fé em Cristo Jesus, também nós temos crido em Cristo Jesus, para que
fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois por obras da
lei ninguém será justificado." Gálatas 2:16.

5. Que exemplo positivo torna claro o sentido dessa doutrina?
"Então conduziu-o até fora, e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é
que o podes. E Ihe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu no Senhor, e isso
Ihe foi imputado para justiça." Gênesis 15:5 e 6.

6. Como é definida a justiça assim alcançada?
"E ser achado nEle, não tendo justiça própria, que procede de lei senão a que é
mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé." Filipenses3:9

7. Sobre que base é garantida a justificação?
"O dom, entretanto, não é como no caso em que somente um pecou; porque o
julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação; mas a graça transcorre
de muitas ofensas, para a justificação." Rom. 5:16.

8. Por que motivo o que faz qualquer obra recebe a recompensa?
"Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e, sim, como
dívida." Rom. 4:4.

9. Sob que condição é a fé imputada como justiça?
"Mas ao que não trabalha, porém crê n4quele que justifica ao impio, a sua fé
lhe é atribuída como justiça." Romanos 4:5

10. Como é que a graça, como base de justificação, exclui a justiça pelas
obras?
"E se é por graça, não é pelas obras; do contrário, a graça não é mais graça."
Romanos 11:6. (A Biblia de Jerusalém)

11. De que maneira devem ser justificados tanto os judeus como os gentios?
"É, porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim,
também dos gentios, visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso
e, mediante a fé, o incircunciso." Romanos 3:29 e 30.

12. Que declaração testifica da fé de Abraão em Deus?
"Não duvidou da promessa de Deus, por incredulidade; mas, pela fé, se fortaleceu,
 dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que Ele era poderoso para cumprir o que prometera." Romanos 4:20 e 21.

13. Qual foi o resultado disso?
"Pelo que isso Ihe foi também imputado para justiça." Romanos 4:22.

14. Como podemos nós receber essa mesma justiça imputada?
"E não somente por causa dele está escrito que lhe foi levado em conta, mas
também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber,
a nós que cremos nAquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus nosso Se-
nhor." Romanos 4:23 e 24.

15. Por que deve a fé que justifica apegar-se tanto à morte como à ressurreição de Cristo?
"O qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitou por
causa da nossa justificação." Romanos 4:25.
A ressurreição de Cristo, a prometida Semente (Gálatas 3:16), era necessária a
fim de cumprir para com Abraão a promessa de uma incontável semente; e portanto a fé de Abraão na promessa de Deus, que incluía a ressurreição, lhe foi imputada como justiça. Sua fé apegou-se àquilo que tornou possível a justiça imputada. Ver Hebreus 11:17-19.

16. Que é inseparável da experiência da justificação pela fé?
"Tomai, pois, irmãos, conhecimento de que se vos anuncia remissão de pecados
por intermédio deste; e por meio dEle todo o que crê é justificado de todas as coisas das quais vós não pudestes ser justificados pela lei de Moisés." Atos 13:38 e 39.

17. Como fez Cristo com que fosse possível ser imputada a justiça ao
crente?
"Porque, como pela desobediência de um só homem muitos se tornaram peca-
dores, assim também por meio da obediência de um só muitos se tornarão jus-
tos." Romanos 5:19.

18. Que declaração profética predisse esta verdade?
"Mas no Senhor será justificada toda a descendência de Israel, e nEle se gloriará." Isa. 45:25.

19. Que outra predição afirma a mesma grande verdade?
"Com o Seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles
levará sobre Si." Isaías 53:11, última parte.

20. A que a imputada justiça de Cristo habilita Deus, sem por isso, deixar Ele
 de ser justo?
"Tendo em vista a manifestação da Sua justiça no tempo presente, para E
mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus." Romanos 3:26

21. Por que nome é Cristo com justiça chamado?
"Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo juste
e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na Terra.
Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitara seguro; será este o Seu nome, com
que será chamado: SENHOR JUSTIÇA NOSSA." Jeremias. 23:5 e 6.

22. Que bendita experiência se segue à aceitação de Cristo como nossa justiça?
"Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor
 Jesus Cristo." Rom. 5:1.

23. O que Cristo Se torna assim para o crente?
"Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derrubado a parede
 da separação que estava no meio, a inimizade." Efésios 2:14.

24. Sobre que fundamento não há possibilidade de justificação para o pecador?
"Visto que ninguém será justificado diante dEle por obras da lei, em razão de
que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado." Romanos 3:20.

25. Como testifica desta verdade a morte de Cristo?
"Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que
morreu Cristo em vão." Gálatas 2:21.

26. Que se demonstra por qualquer tentativa de justificação pela lei?
"De Cristo vos desligastes vós que procurais justificar-vos na lei, da graça decaístes."
Gálatas. 2:21.

27. Por que deixou Israel de alcançar a justiça?
"E Israel que buscava lei de justiça não chegou a atingir essa lei. Por quê?
Porque não decorreu da fé, e, sim, como que das obras. Tropeçaram na pedra de
tropeço," Romanos 9:31 e 32.

28. Que é revelado pela lei?
"Em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado." Romanos 3:20,
últ. parte.

29. Que testifica da genuinidade da justiça recebida pela fé, sem as obras
da lei?
"Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e
pelos profetas." Rom. 3:21.

30. Anulamos a lei de Deus pela fé?
"Anulamos, pois, a lei, pela fé? Não, de maneira nenhuma, antes confirmamos
a lei." Rom. 3:31.

31. Que texto das Escrituras mostra que a justiça que é recebida pela graça por meio 
da fé, não deve ser desculpa para continuar no pecado?
Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais
dente? De modo nenhum. Como viveremos ainda no pecado, nós os que para
ele morremos?" Romanos 6:1 e 2.

32. Exclui a fé as obras?
Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante!"
S. Tiago 2:20.

33. Qual é a prova da fé genuína, viva?
"Mostra-me essa tua fé sem obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé."
S. Tiago 2:18, última parte.

34. Quais são, então, as provas visíveis da verdadeira justificação pela fé?
Verificais que uma pessoa é justificada por obras, e não por fé somente." S.
Tiago 2:24. Ver também o v. 22.

35. Que grande permuta se operou a nosso favor, em Cristo?
"Aquele que não conheceu pecado, Ele O fez pecado por nós; para que nEle
fôssemos feitos justiça de Deus." II Coríntios 5:21.
Disse Lutero: "Aprendei a conhecer a Cristo, e Ele crucificado. Aprendei a
r um novo cântico - a desesperar de vossas próprias obras, e a clamar a Ele:
Senhor Jesus, Tu és minha justiça, e eu o Teu pecado. Tomaste sobre Ti o que era meu,
e deste-me o que Te pertencia; o que não eras Te tornaste, a fim de que me
desse tormar aquilo que eu não era." - História da Reforma, de d'Aubigné, vol.
2, cap. 8.




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