"Mas Contigo está o perdão, para que sejas temido." Salmo 130:4
Um dos maiores desafios da vida cristã é a luta contra o sentimento de culpa. Eu (Ailton) não demorei para entender que isso ocorria com muita gente, não apenas comigo. Assim como eu, vários amigos meus tinham dificuldade para entender e aceitar o perdão de Deus e para sentir-se livres da culpa e da condenação. Esse conflito interior não é exclusividade dos jovens e dos adolescentes, por mais que se diga que a juventude é uma fase de erros e acertos, tentativas, riscos, quedas, decepções…
Mesmo que conheçamos as promessas bíblicas relativas ao perdão, sempre que nossa consciência nos acusa, o sentimento de culpa nos faz sentir indignos da graça e do perdão divinos. Que contradição: saber que Deus nos perdoa, mas ter a constante sensação de não ter sido perdoados por Ele! Então, ao cairmos, oramos, nos angustiamos, choramos e tornamos a prometer fidelidade, esmagados por uma consciência culpada que percebe que o prazer do pecado dura pouco e não vale a pena.
É reconfortante saber que Deus nos ama e nos perdoa, apesar de nossas falhas. O perdão divino não depende do que sentimos, mas da essência de Deus, ou seja, de quem Ele é, e Ele é amor. Alguém poderia perguntar: “Mas, e a justiça divina, onde fica? Seria justo perdoar alguém que peca de maneira consciente e repetida?” Diferente da justiça humana, a de Deus nunca é fria, aleatória ou cega, mas constante e compassiva. Deus entregou o próprio Filho por amor a nós, para nos redimir da culpa e do poder do pecado. Deus é justo e julga com equidade. Porém, em Seu juízo prevalece a misericórdia. Se não fosse assim, como poderia o pecador arrependido ser restaurado?
Até a volta de Jesus, quando seremos para sempre libertos do pecado, temos que crer na bondade divina, confessar nossos pecados, reparar nossos erros e seguir em frente sem desanimar. Portanto, se você for tentado a duvidar do perdão de Deus, independentemente do que sentir, confie na promessa bíblica, aprenda a depender de Jesus e avance pela fé. Esse é o segredo da vitória!
Nenhum comentário:
Postar um comentário