quarta-feira, 9 de julho de 2014

19 ( História da Redenção) Os Espiões e seu Relatório - Parte 1



    O Senhor ordenou que Moisés enviasse homens a espionar a terra de Canaã, que daria aos filhos de Israel. Um representante de cada tribo devia ser selecionado para esse propósito. Foram e, depois de quarenta dias, retornaram de sua investigação. Vieram, então, diante de Moisés e Arão e de toda a congregação de Israel, e mostraram-lhes o fruto da terra. Todos concordaram que era uma boa terra, e exibiram o rico fruto que haviam trazido como prova. Um cacho de uvas era tão grande que dois homens o carregavam numa vara. Também trouxeram figos e romãs, que ali cresciam em abundância. 

    Depois de falarem da fertilidade da terra, todos, menos dois, falaram desencorajadamente de sua capacidade de possuí-la. Disseram que era mui forte o povo que habitava a terra, e que as cidades eram rodeadas de grandes e altos muros; e, além do mais, viram lá os filhos do gigante Enaque. Então descreveram como o povo estava situado ao redor de Canaã, e a impossibilidade de possuí-la. 

    Ao ouvir o povo este relatório, deu vazão ao seu desapontamento, com amargas reprovações e lamentos. Não esperaram, nem refletiram ou arrazoaram que Deus,     que os havia trazido até ali, podia certamente dar-lhes a terra. Cederam de uma vez ao desencorajamento. Limitaram o poder do Altíssimo e não confiaram em Deus, que até então os conduzira. Acusaram a Moisés e em murmuração disseram uns para os outros: isto, então, é o fim de todas as nossas esperanças. Esta é a terra, por cuja obtenção viajamos do Egito. 

    Calebe e Josué procuraram ser ouvidos, porém o povo estava tão agitado que não podia dominar-se para prestar atenção a esses dois homens. Depois que se acalmaram um pouco, Calebe se aventurou a falar. Disse ao povo: "Subamos animosamente, e possuamo-la em herança: porque certamente prevaleceremos contra ela." Números 13:30. Mas os homens que com ele subiram, disseram: "Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós." Números 13:31. E continuaram a repetir seu mau relatório, e a declarar que todos os homens eram de grande estatura. "Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes: e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, assim também éramos aos seus olhos." Números 13:33. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário